Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5614
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dc.contributor.authorARAÚJO, Karina da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-29T13:23:10Z-
dc.date.available2022-09-29T13:23:10Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5614-
dc.descriptionThe present research aims to analyze the work O Cabelo de Lelê (2007), by the aforementioned author, in order to visualize, from the relation between imagery text and verbal text, the representation of the black child character in that narrative. Thus, we have the following specific objectives: a) discuss about Children's and Youth Literature, signaling its origin and particularities; b) deal with illustrations in children's books, taking into account their importance for the imagination of the little reader; c) analyze the recurrence of black children's characters in children's and youth literature. thus, the analysis of the research consists of imagery and verbal text taken from the work O Cabelo de Lelê (2007), by the aforementioned author and analyzed through an interpretative and literary sieve and based on bibliographic research. Thus, as a theoretical contribution, we sought the following authors: Coelho (1981), Zilberman (2005), Ramos (2020), Santaella (2012), Silva (2020), Gôuveia (2005), among others. The results obtained show that the representation of black children in children's literary works is of great importance for the identity formation of young readers, since it contributes not only to the process of reading acquisition, but also to the cultural and identity recognition of how to accept, and knowing deals with the differences of the other.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva analisar a obra O cabelo de Lelê (2007), da referida autora, com o intuito de visualizar, a partir da relação texto imagético e texto verbal, a representação da personagem negra infantil na referida narrativa. Desse modo,temos os seguintes objetivos específicos: a) discutir sobre a Literatura Infantil e Juvenil sinalizando sua origem e particularidades; b) tratar a respeito das ilustrações nos livros infantis, levando em consideração a sua importância para o imaginário do pequeno leitor; c) analisar a recorrência de personagens infantis negras na literatura infantil e juvenil. desse modo, a análise da pesquisa é constituída por texto imagético e texto verbal retirados da obra O cabelo de Lelê (2007), da referida autora e analisados por meio do crivo interpretativo e literário e fundamentados a partir da pesquisa bibliográfica. Assim, como aporte teórico buscamos os seguintes autores: Coelho (1981), Zilberman (2005), Ramos (2020), Santaella (2012), Silva (2020), Gôuveia (2005), entre outros. Os resultados obtidos mostram que a representatividade de crianças negras nas obras infantis literárias é de grande relevância para a formação identitária dos pequenos leitores, visto que contribui não só para o processo de aquisição da leitura, mas também para o reconhecimento cultural e identitário de como se aceitar, e saber lhe dá com as diferenças do outro.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectImagem;pt_BR
dc.subjectRepresentatividade;pt_BR
dc.subjectCriança negra;pt_BR
dc.subjectValéria Belémpt_BR
dc.subjectImage;pt_BR
dc.subjectRepresentativeness;pt_BR
dc.subjectBlack child;pt_BR
dc.subjectValéria Belémpt_BR
dc.titleIMAGEM E REPRESENTAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA ANÁLISE DA OBRA O CABELO DE LELÊ (2007), DE VALÉRIA BELÉMpt_BR
dc.title.alternativeIMAGE AND REPRESENTATION IN CHILDREN AND TEENAGE LITERATURE: AN ANALYSIS OF THE WORK O CABELO DE LELÊ (2007), BY VALÉRIA BELÉMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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