Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5615
Título: GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um relato de experiência a partir das vivências como bolsista no Programa Residência Pedagógica - PRP
Título(s) alternativo(s): CRÔNICA TEXTUAL GENRE IN THE FUNDAMENTAL EDUCATION: An experience report experience as a scholarship student in the Pedagogical Residency Program - PRP
GÉNERO TEXTUAL CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Un informe de experiencia a partir de las vivencias como becario en el Programa de Residencia Pedagógica - PRP
Autor(es): AMORIM, Natalia Maria Silva
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa;
Gênero Textual Crônica;
Produção Escrita
Enseñanza de la Lengua Portuguesa;
Género textual crónico;
Producción escritura
Portuguese Language Teaching;
Chronicle textual genre;
Production writing
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre aplicação de uma oficina voltada para o trabalho com gênero textual crônica, aplicada no campo de atuação do Programa Residência Pedagógica, do subprojeto do curso de Linguagens e Códigos-Língua Portuguesa, da UFMA Campus São Bernardo. Contamos como público alvo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal subsidiada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Tivemos como principal objetivo promover o ensino do respectivo gênero para a turma já citada, visando contribuir no desenvolvimento do processo formativo dos educandos e das habilidades necessárias às situações socio comunicativas interacionais: leitura, escrita, oralidade, domínio sobre o gênero, entre outras potencialidades que cabem ao ensino de Língua Portuguesa. Para o embasamento teórico, nos fundamentamos nos estudos de autores que versam sobre o ensino de Língua Portuguesa e ensino de língua por meio de gêneros, nomeadamente: Becker (2013) que traz concepções a respeito da crônica; Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004) que discutem sobre o uso de sequências didáticas que facilitam o processo de ensino aprendizagem, e ainda, baseamo-nos em documentos oficiais como o Caderno de Olímpiadas de Língua Portuguesa (2019), o qual proporcionou os primeiros passos metodológicos para o desenvolvimento do trabalho.
Descrição: Este trabajo presenta um relato sobre la aplicación de um taller enfocado em el trabajo com el género textual crónico, aplicado em el campo de actuación del Programa de Residencia Pedagógica, del subproyecto del curso de Lenguas y Códigos de la Lengua Portuguesa, en la UFMA Campus São Bernardo. Contamos como público objetivo a los estudiantes del 7° año de la Enseñanza Básica de un colegio municipal subvencionado por la Secretaría Municipal de Educación (SEMED). Nuestro principal objetivo fue promover la enseñanza del género respectivo para la citada clase, visando contribuir al desarrollo del proceso formativo de los estudiantes y de las habilidades necesarias para las situaciones de interacción sociocomunicativa: lectura, escritura, oralidad, dominio de el género, entre otras potencialidades que pertenecen a la enseñanza de la lengua portuguesa. Para la base teórica, nos basamos en los estudios de autores que tratan sobre la enseñanza de la lengua portuguesa y la enseñanza de la lengua a través de los géneros, a saber: Becker (2013) que trae concepciones sobre la crónica; Dolz, Noverraz y Scheneuwly (2004) quienes discuten el uso de secuencias didácticas que facilitan el proceso de enseñanza-aprendizaje, y también, nos basamos en documentos oficiales como el Caderno de Olímpiadas de Língua Portuguesa (2019), que brindó las primeras pasos para el desarrollo del trabajo.___________________________This paper presents a report on the application of a workshop focused on the work with the chronic textual genre, applied in the field of the the chronic textual genre, applied in the field of action of the Pedagogical Residence Program, of the subproject of the of the subproject of the Languages and Codes of the Portuguese Language course at UFMA, São Bernardo Campus. São Bernardo Campus. Our target audience is the 7th grade students of a municipal school of a municipal school subsidized by the Municipal Secretary of Education (SEMED). Our Our main objective was to promote the teaching of the respective genre for the aforementioned class, aiming to contribute to the development of the the development of the formative process of the students and of the necessary skills for the situations of socio-communicative interaction. situations of sociocommunicative interaction: reading, writing, orality, mastery of the genre, among other potentials other potentialities that pertain to the teaching of the Portuguese language. For the theoretical basis, we We rely on the studies of authors who deal with the teaching of the Portuguese language and the teaching of the language through genres. of language through genres, namely: Becker (2013) who brings conceptions about the chronicle; Dolz, Noverraz and Scheneuwly (2004) who discuss the use of didactic sequences that facilitate the teaching-learning process, namely teaching-learning process, and also, we rely on official documents such as the Caderno de Olímpiadas de Línica de Olímpiadas de Língua Portuguesa (2019), which provided the first steps for the development of the work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5615
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Maria Silva.pdfTCC de Graduação14,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.