Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Raphael Willyams Silva do-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:15:57Z-
dc.date.available2022-09-29T14:15:57Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5617-
dc.descriptionABSTRACT: This sought to develop a discussion around the proposal for an Inclusive Education within the remote teaching model brought about by the Covid-19 Pandemic. We brought theoretical approaches that seek to problematize issues that are immersed in the inclusion of students with disabilities in school institutions. Among them, the paradigms and stereotypes that are placed on these students make it difficult for them to effectively insert them into schools, as characteristics such as disability and inefficiency are commonly associations made to determine certain abilities and difficulties that students with disabilities have. Therefore, inclusion needs to stop being a paradigm, and become an effectiveness within school realities. Therefore, we brought the relevance of specialized knowledge within the teaching modality of Special Education, for the elaboration of methodological proposals that understand the abilities and difficulties presented by each student depending on their type and level of disability. Not only do students with disabilities face difficulties, each student is unique and has a specific learning pace, in this sense, inclusive education reaffirms the relevance of the very difference that makes up the realities of Brazilian schools. As a complement to the theoretical discussions, we carried out a research through the elaboration of a questionnaire, with thirteen questions directed to the main challenges and difficulties of an inclusive education within the remote teaching model. Six teachers from the municipal network of São Bernardo-MA who work and accompany students with different disabilities answered this questionnaire. The analysis of the answers was fundamental to understand the concrete realities experienced by the teachers, who presented the lack of specialization and structure of the schools as present problems that hinder the effectiveness of an inclusion of students with disabilities. In addition, they showed how the teaching model brought about by the pandemic limited these students' access to education. The difficulties and challenges are diverse, despite the expressive amount of research and work focused on Special Education, when we talk about effective inclusion within school institutions, we realize that such themes still need to be reflected and problematized, so that we can continue to advance in guaranteeing rights. people with disabilities.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa buscou desenvolver uma discussão em torno da proposta de uma Educação Inclusiva dentro do modelo de ensino remoto trazida pelo Pandemia de Covid-19. Trouxemos abordagens teóricas que buscam problematizar questões que estão imersas dentro da inclusão de alunos com deficiência nas instituições escolares. Dentre elas, os paradigmas e estereótipos que são postos a estes estudantes, que dificultam a inserção deles de modo efetivo nas escolas, pois características como incapacidade e ineficiência são comumente associações feitas para determinar certas habilidades e dificuldades que os alunos com deficiência apresentam. Por isso, a inclusão necessita deixar de ser um paradigma, e tornar-se uma efetividade dentro das realidades escolares. Mediante a isso, trouxemos a relevância de um conhecimento especializado dentro da modalidade de ensino da Educação Especial, para elaboração de propostas metodológicas que compreendam as habilidades e as dificuldades apresentadas por cada aluno a depender do seu tipo e nível de deficiência. Não apenas os estudantes com deficiência carregam dificuldades, cada aluno é singular e tem um ritmo de aprendizado específico, nesse sentido, a educação inclusiva vem reafirmar a relevância da própria diferença que compõe as realidades das escolas brasileiras. Como complemento para as discussões teóricas, realizamos uma pesquisa através da elaboração de um questionário, com treze perguntas sobre os principais desafios e dificuldades de uma educação inclusiva dentro do modelo remoto de ensino. Seis professores da rede municipal de São Bernardo-ma que trabalham e acompanham alunos com distintas deficiências responderam este questionário. As análises das respostas foram fundamentais para compreendermos as realidades concretas vivenciadas pelos professores, que apresentaram a falta de especialização e estrutura das escolas como problemas presentes que dificultam a efetividade de uma inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, mostraram como o modelo de ensino trazido pela pandemia limitou o acesso desses alunos à educação. As dificuldades e desafios são diversos, apesar da quantidade expressiva de pesquisas e trabalhos voltados à Educação Especial, quando falamos de uma inclusão efetiva dentro das instituições escolares, percebemos que tais temáticas ainda precisam ser refletidas e problematizadas, para que continuemos avançando na garantia dos direitos as pessoas com deficiência.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectInclusive Education;pt_BR
dc.subjectPandemic;pt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjecteducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectpandemia;pt_BR
dc.subjectensino remotopt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPO DE PANDEMIA: uma reflexão sobre os alunos com deficiências no ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeINCLUSIVE EDUCATION IN A PANDEMIC TIME: a reflection on students with disabilities in remote educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAPHAEL W. SILVA.pdfTCC de Graduação24,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.