Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5618
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Michelle Silva de-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:35:41Z-
dc.date.available2022-09-29T14:35:41Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5618-
dc.descriptionThis work aims to analyze the discourse presented by representatives of the Ministry of Education about the National High School Exam in a discursive perspective, approaching how the meritocratic logic contributes or not to social and educational inequalities. For this, it was necessary to carry out a bibliographic review of authors who deal with discourse and meritocracy, while analyzing the discourses of ministers of education in three different moments, in order to understand how the meritocratic discourse permeates the different phases of the Exam in its existential line. Presenting itself in a veiled way at first and, over time, in a much more explicit and consistent way, contributing to social inequalities as it softens, masks and perpetuates these inequalities, considering the students themselves as the only responsible . We take as a theoretical framework the discussions in the scope of the sociology of Education approached by the French sociologist Pierre Bourdieu (1998), regarding how the meritocratic discourse and the ideology of the gift are constituted; as well as the concept of meritocracy in Brazil, presented by Lívia Barbosa (2003) and the concepts of discourse, subject and ideology approached by the French Line Discourse Analysis, presented in the works of Michel Pêcheux (1975) in France and Brazil, by Eni Orlandi (1999), among other authors.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso apresentado por representantes do Ministério da Educação a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio numa perspectiva discursiva, abordando como a lógica meritocrática contribui ou não para as desigualdades sociais e educacionais. Para isso, foi necessário fazer uma revisão bibliográfica de autores que tratam a respeito do discurso e da meritocracia, ao mesmo tempo em que foi analisado dos discursos dos ministros da educação em três momentos distintos, a fim de compreender como o discurso meritocrático vai perpassando as diferentes fases do Exame na sua linha existencial. Apresentando-se de uma forma velada em um primeiro momento e ao passar do tempo de forma muito mais explícita e consistente, contribuindo para as desigualdades sociais à medida que as suaviza, máscara e perpetua essas desigualdades, ao considerar como os únicos responsáveis os próprios estudantes. Tomamos como quadro teórico as discussões no âmbito da sociologia da Educação abordado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1998), a respeito de como o discurso meritocrático e a ideologia do dom se constitui; bem como os conceito de meritocracia no Brasil, apresentados por Lívia Barbosa (2003) e os conceitos de discurso, sujeito e ideologia abordados pela Análise de Discurso de Linha Francesa, apresentada nos trabalhos de Michel Pêcheux (1975) na França e no Brasil, por Eni Orlandi (1999), entre outros autores.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso;pt_BR
dc.subjectEnem;pt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectDiscourse Analysis;pt_BR
dc.subjectSpeech of Merit;pt_BR
dc.subjectENEM;pt_BR
dc.subjectMeritocracypt_BR
dc.title(ENTRE) LINHAS DO DISCURSO: As (Des) igualdades no Exame Nacional do Ensino Médio e a lógica Meritocráticapt_BR
dc.title.alternative(BETWEEN) THE LINES OF DISCURSO: (Un)equality in the National High School Exam and the Meritocratic Logicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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