Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5623
Título: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA FRENTE AO ENSINO E AO ATENDIMENTO EM UMA CLÍNICA ESCOLA DO NORDESTE BRASILEIRO
Título(s) alternativo(s): PERCEPTION OF DENTISTRY ACADEMICS AGAINST TEACHING AND SERVICE IN A CLINIC SCHOOL OF BRAZILIAN NORTHEAST
Autor(es): SOARES, Fernanda de Sousa
Palavras-chave: Percepção;
Clínica escola de Odontologia;
Formação do dentista;
Diretrizes Curriculares Nacionais
Perception;
Dental school clinic;
Dentist training;
National Curruculum Guidelines
Data do documento: 25-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos estudantes frente ao atendimento na clínica escola de uma universidade pública do nordeste brasileiro. O delineamento do estudo foi qualitativo e envolveu 11 estudantes que cursavam o quinto ano do curso de Odontologia, que foram entrevistados em dois grupos focais. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, realizada na plataforma Google Meet® por um pesquisador, e posteriormente analisados pela técnica de análise de conteúdo com o auxílio do software N Vivo®. As questões abordavam o cotidiano do atendimento na clínica escola, o relacionamento com os docentes e com os pacientes. O estudo mostrou a importância de valorizar a escuta do estudante sobre sua vivência clínica a fim de identificar situações desafiadoras para mudanças no projeto pedagógico, de modo que os obstáculos das propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Odontologia sejam minimizados.
Descrição: The objective of the study was to analyze the student's perception of care at the school clinic of a public university in the northeast. The study design was qualitative and involved 11 students who were in the fifth year of the Dentistry course, who were interviewed in two focus groups. The data were obtained through a semi-structured interview, carried out on the Google Meet® platform by a researcher, and the data were analyzed using the content analysis technique with the aid of the N Vivo® software. The questions addressed the daily care at the school clinic, the relationship with teachers and patients. The study showed the importance of valuing the student's listening to their clinical experience in order to identify challenging situations for changes in the pedagogical project, so that the obstacles of the proposals of the National Curriculum Guidelines for the Dentistry course are minimized.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5623
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda de Sousa S..pdfTCC de Graduação16,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.