Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5637
Título: | Casos de Odontopediatria na plataforma Game Case |
Título(s) alternativo(s): | Pediatric Dentistry cases on the Game Case platform |
Autor(es): | SANTOS, Luís Gustavo Souza |
Palavras-chave: | Gamificação; Odontopediatria; Game Case Gamification; Pediatric dentistry; Game Case |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A educação tem passado por transformações ao longo dos anos, portanto, metodologias que tornem a atividade do ensino atrativa têm sido requeridas, visando dinamizar o ensino e modificar o modelo tradicional de educação. Diante disso, o Game Case foi desenvolvido como um método educacional alternativo que emprega técnicas oriundas dos jogos para auxiliar no aprendizado da odontologia por meio do Dental Case, simulando a rotina em unidades públicas de atendimento em saúde, sendo de autoria da equipe do UNA-SUS da Universidade Federal do Maranhão. Assim, o presente trabalho tem como objetivo incorporar a gamificação no ensino de casos clínicos de odontopediatria, relatando a construção de casos na plataforma Game Case. Os casos clínicos foram construídos na plataforma após o preenchimento dos Planos Didático-Pedagógicos e treinamento dos conteudistas, seguido da seleção, submissão e avaliação por revisores. Foram criados dois casos clínicos de odontopediatria, preenchendo os campos exigidos na plataforma para que estivessem completos e elegíveis para estruturação em formato do jogo pela equipe de tecnologia e design do Game Case. Dessa forma, conclui-se que o Game Case surge como um método atrativo e relevante para a educação em odontologia, pois apresenta simulações de ocorrências comuns no atendimento odontológico na rede pública de saúde, contribuindo ativamente para processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | Education has undergone transformations over the years, therefore, methodologies that make the teaching activity attractive have been required, aiming to dynamize teaching and modify the traditional model of education. In view of this, the Game Case was developed as an alternative educational method that uses techniques from the games to assist in the learning of dentistry through the Dental Case, simulating the routine in public health care units, authored by the UNA-SUS team of the Federal University of Maranhão. Thus, the present work aims to incorporate gamification in the teaching of pediatric dentistry clinical cases, reporting the construction of cases in the Game Case platform. Clinical cases were built on the platform after filling out the Didactic-Pedagogical Plans and training of the content writers, followed by selection, submission and evaluation by reviewers. Two pediatric dentistry clinical cases were created, filling in the fields required on the platform so that they were complete and eligible for structuring in game format by the Game Case technology and design team. Thus, it is concluded that the Game Case emerges as an attractive and relevant method for dental education, as it presents simulations of common occurrences in dental care in the public health network, actively contributing to the teaching-learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5637 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Gustavo Souza Santos.pdf | TCC de Graduação | 7,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.