Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5641
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dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Alexandre Sousa da-
dc.date.accessioned2022-10-06T16:50:44Z-
dc.date.available2022-10-06T16:50:44Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5641-
dc.descriptionAbstract This article seeks to understand the urban trajectories of carters in the Mercadinho neighborhood in Imperatriz – MA. Of the approximately 300 carters who survive exclusively on freight in their carts in this city, this study focuses on fourteen of them, seeking to trace the sociocultural and economic profile of these workers, identifying their origins and their urban routes and trajectories in the city of Imperatriz. In addition to on-site observation at work points, interviews were conducted with the fourteen carters and with some local merchants. Despite not being the main focus, the study also discusses the relationship of these workers with the environment, animal care and their practices in relation to traffic laws. Using the theory of Urban Mobility by Vera da Silva Telles, it seeks to situate the work of carters in the Mercadinho neighborhood in Imperatriz at the intersection with the urban practices that weave the very social fabric of this city. It is in the intersection of life and history of these workers and so many others that make up the urban landscape that the fabric of our cities is being built. The study emphasizes that these workers are precarious both objectively and subjectively, as in addition to the work being informal, with low pay, the cart driver is discriminated against and socially underserved. These are workers who work, live and live on the fringes and edges of the city.pt_BR
dc.description.abstractResumo Este artigo busca compreender as trajetórias urbanas dos carroceiros do bairro Mercadinho em Imperatriz – MA. Dos cerca de 300 carroceiros que sobrevivem exclusivamente de fretes em suas carroças nesta cidade, este estudo incide sobre quatorze deles, buscando traçar o perfil sociocultural e econômico desses trabalhadores, identificando suas origens e seus percursos e trajetórias urbanas na cidade de Imperatriz. Além da observação in loco nos pontos de trabalho, foram feitas entrevistas com os quatorze carroceiros e com alguns comerciantes locais. A despeito de não ser o foco principal, o estudo discute ainda a relação desses trabalhadores com o meio ambiente, o cuidado com o animal e suas práticas em relação às leis trânsito. Utilizando- se da teoria da Mobilidade Urbana de Vera da Silva Telles, procura situar o trabalho dos carroceiros do Bairro Mercadinho em Imperatriz na interseção com as práticas urbanas que tecem o próprio tecido social desta cidade. É no entrecruzamento da vida e da história desses trabalhadores e tantos outros que compõem a paisagem urbana que a tecitura de nossas cidades vai sendo construída. O estudo ressalta que esses trabalhadores são precarizados tanto objetiva quanto subjetivamente, pois além do trabalho ser informal, com baixa remuneração, o carroceiro é discriminado e desassistido socialmente. Trata-se de trabalhadores que trabalham, vivem e moram nas franjas e bordas da cidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTrajetórias urbanas;pt_BR
dc.subjectcarroceiro;pt_BR
dc.subjectmercadinho;pt_BR
dc.subjectprecarização do trabalho.pt_BR
dc.subjectUrban trajectories;pt_BR
dc.subjectcartwright;pt_BR
dc.subjectprecariousness of work.pt_BR
dc.titleTrajetórias urbanas: carroceiros do mercadinho e suas mobilidadespt_BR
dc.title.alternativeUrban trajectories: mercadinho's carts and their mobilitiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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