Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5645
Título: A prática do ensino em sociologia na educação técnica no Instituto Federal do Maranhão - IFMA
Título(s) alternativo(s): The practice of teaching sociology in technical education at the Federal Institute of Maranhão - IFMA
Autor(es): PALHANO, Raimunda Santos
Palavras-chave: Educação;
sociologia;
residência pedagógica.
Education;
sociology;
integrated.
Data do documento: 30-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Sociologia no Ensino Integrado é uma ferramenta que funciona como uma possibilidade para edificar olhares que sejam pertinentes às práticas em sociedade em suas diversas formas de demonstrações, onde possam articular as faces do institucional (social), do simbólico (cultural) e do político-econômico (poder/trabalho). Diante disso, o objetivo do presente trabalho é apresentar a experiência da Prática docente no Programa Residência Pedagógica*, da CAPES, no Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade subsequente ao ensino médio, com a disciplina Sociologia do Trabalho por meio das atividades de residência pedagógica, bem como, discorrer sobre a prática de ensino na escola Campo e incentivar os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciência – Humana/Sociologia LCHS a participarem do Programa Residência Pedagógica. Quanto à forma de abordagem metodológica do assunto, o estudo caracteriza-se como qualitativo, no sentido de refletir, contextualizar, exemplificar e elucidar as diversas dimensões do estudo que se queira realizar. O trabalho foi realizado, com a residente Raimunda Santos Palhano do Programa Residência Pedagógica do Curso de Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão/LCHS/UFMA, fomentado pela CAPES, na escola campo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz – MA, no curso Técnico em Segurança do Trabalho com a disciplina, Sociologia do Trabalho, iniciado no dia 04/02 ao dia 10/06/2019.Através do PRP foi possível perceber a troca mútua de conhecimentos entre universidade e escola, sendo esta uma importante forma de ambas as partes aproximarem a formação acadêmica das reais necessidades da educação pública.
Descrição: ABSTRACT Sociology in Integrated Teaching is a tool that functions as a possibility to build perspectives that are pertinent to practices in society in their various forms of demonstrations, where they can articulate the faces of the institutional (social), symbolic (cultural) and political-economic (power/work). Furthermore, they affirm that the interdisciplinary nature of this science provides interaction with disciplines and technological knowledge, enabling the vast interpretation of future labor of productive and work dynamics, which strongly contributes a critical and emancipatory sense. In view of this, the objective of the presnete work was to present the Praxis experience in the Pedagogical Residency Program*, capes, in the Technical Course in Safety at Work, in the modality following high school, with the discipline Sociology of Work through residency activities, discuss the practice of teaching in the Campo school and encourage students of the Course of Licenciat in Science - Human/Sociology LCHS to participate in the Pedagogical Residency Program. Regarding the way of approach to the subject, the study is characterized as qualitative, in the sense of reflecting, contextualizing, exemplifying and elucidating the various dimensions of the study that is to be carried out, the work was carried out, as a resident of the Pedagogical Residency Program of the Human sciences/Sociology Course of the Federal University of Maranhão/LCH/UFMA, promoted by CAPES, in the school field Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz – MA, in the course Technical in Work Safety with the discipline, Sociology of Work lasting 40 hours, in classroom 183s, in the first semester of 2019, in a time cut, started on 04/02 to 10/06/2019. According to the research conducted, it is noted that the PRP facilitates the mutual exchange of knowledge between universities and schools, and this is an important way for both parties to bring academic training closer to the real needs of public education. Another important point is the immersive properties proposed by the program
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5645
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDASANTOSPALHANO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso454,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.