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Título: PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Título(s) alternativo(s): PERCEPTION OF STUDENTS OF THE DENTISTRY COURSE OF A FEDERAL UNIVERSITY ON THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES
Autor(es): FERREIRA, Cibelly de Fátima Vieira
Palavras-chave: Educação em saúde;
Educação em Odontologia;
Faculdades de Odontologia;
Prática Odontológica Associada;
Recursos Humanos em Odontologia
Health Education;
Dental Education;
Dental Schools;
Dental Partnership Practice;
Dental Staff
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: UFMA
Resumo: Introdução: A utilização de metodologias ativas objetivando aprendizado significativo, no cenário de clínica escola odontológica, é uma necessidade. Objetivos: Descrever estratégias ativas de ensino adotadas em uma disciplina clínica de um curso de Odontologia, e entender qual a percepção dos graduandos frente ao seu uso. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal quantitativa, composta por 53 estudantes que vivenciaram as metodologias na Clínica IV do curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão. Um questionário constituído de perguntas semiabertas ou na escala Likert, sobre o método de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes, portfólio, simulação de preparo dentário, em modelo de gesso e banner foi respondido. Realizou-se a análise descritiva das variáveis estudadas por meio dos softwares Microsoft Office Excel e IBM SPSS Statistics. Resultados: As metodologias mais bem aceitas foram simulação de preparo dentário, em modelo de gesso (58,5%) e aprendizagem baseada em equipes (35,8%), no inglês Team Based Learning, para planejamento de caso clínico. Foram observadas, também, boas avaliações nos parâmetros para criatividade, retenção do conhecimento, aplicação prática de conteúdos teóricos e para feedback dos professores. No entanto, lacunas no processo de ensino (67,9%), abrupta mudança no método de ensino (49,1%) e insegurança (49,1%), foram apontadas como fragilidades. Conclusão: As metodologias ativas de ensino aprendizagem estudadas foram bem avaliadas pelos discentes.
Descrição: Introduction: The use of active methodologies aiming at meaningful learning in the dental school clinical setting is a necessity. Objectives: Describe active teaching strategies adopted in a clinical discipline of a dentistry course, and understand the perception of undergraduates regarding their use. Material and methods: This is a cross-sectional quantitative research, comprising 53 students who experienced the methodologies in Clinic IV of the Dentistry course at the Federal University of Maranhão. A questionnaire consisting of semi-open or Likert-scale questions about flipped classroom, team-based learning, portfolio, dental preparation simulation in plaster model and banner was answered. Descriptive analysis of the studied variables was performed using Microsoft Office Excel and IBM SPSS Statistics software. Results: The most accepted methodologies were dental preparation simulation in plaster model (58.5%) and team-based learning (35.8%), for clinical case planning. Good evaluations were observed in the parameters as creativity, knowledge retention, practical application of theoretical contents and teacher feedback. Gaps in the teaching process (67.9%), abrupt change in the teaching method (49.1%) and insecurity (49.1%) were identified as weaknesses Conclusion: The active teaching-learning methodologies studied were well evaluated by the students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5650
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

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