Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Cibelly de Fátima Vieira-
dc.date.accessioned2022-10-06T18:04:14Z-
dc.date.available2022-10-06T18:04:14Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5650-
dc.descriptionIntroduction: The use of active methodologies aiming at meaningful learning in the dental school clinical setting is a necessity. Objectives: Describe active teaching strategies adopted in a clinical discipline of a dentistry course, and understand the perception of undergraduates regarding their use. Material and methods: This is a cross-sectional quantitative research, comprising 53 students who experienced the methodologies in Clinic IV of the Dentistry course at the Federal University of Maranhão. A questionnaire consisting of semi-open or Likert-scale questions about flipped classroom, team-based learning, portfolio, dental preparation simulation in plaster model and banner was answered. Descriptive analysis of the studied variables was performed using Microsoft Office Excel and IBM SPSS Statistics software. Results: The most accepted methodologies were dental preparation simulation in plaster model (58.5%) and team-based learning (35.8%), for clinical case planning. Good evaluations were observed in the parameters as creativity, knowledge retention, practical application of theoretical contents and teacher feedback. Gaps in the teaching process (67.9%), abrupt change in the teaching method (49.1%) and insecurity (49.1%) were identified as weaknesses Conclusion: The active teaching-learning methodologies studied were well evaluated by the students.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A utilização de metodologias ativas objetivando aprendizado significativo, no cenário de clínica escola odontológica, é uma necessidade. Objetivos: Descrever estratégias ativas de ensino adotadas em uma disciplina clínica de um curso de Odontologia, e entender qual a percepção dos graduandos frente ao seu uso. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal quantitativa, composta por 53 estudantes que vivenciaram as metodologias na Clínica IV do curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão. Um questionário constituído de perguntas semiabertas ou na escala Likert, sobre o método de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes, portfólio, simulação de preparo dentário, em modelo de gesso e banner foi respondido. Realizou-se a análise descritiva das variáveis estudadas por meio dos softwares Microsoft Office Excel e IBM SPSS Statistics. Resultados: As metodologias mais bem aceitas foram simulação de preparo dentário, em modelo de gesso (58,5%) e aprendizagem baseada em equipes (35,8%), no inglês Team Based Learning, para planejamento de caso clínico. Foram observadas, também, boas avaliações nos parâmetros para criatividade, retenção do conhecimento, aplicação prática de conteúdos teóricos e para feedback dos professores. No entanto, lacunas no processo de ensino (67,9%), abrupta mudança no método de ensino (49,1%) e insegurança (49,1%), foram apontadas como fragilidades. Conclusão: As metodologias ativas de ensino aprendizagem estudadas foram bem avaliadas pelos discentes.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação em saúde;pt_BR
dc.subjectEducação em Odontologia;pt_BR
dc.subjectFaculdades de Odontologia;pt_BR
dc.subjectPrática Odontológica Associada;pt_BR
dc.subjectRecursos Humanos em Odontologiapt_BR
dc.subjectHealth Education;pt_BR
dc.subjectDental Education;pt_BR
dc.subjectDental Schools;pt_BR
dc.subjectDental Partnership Practice;pt_BR
dc.subjectDental Staffpt_BR
dc.titlePERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVASpt_BR
dc.title.alternativePERCEPTION OF STUDENTS OF THE DENTISTRY COURSE OF A FEDERAL UNIVERSITY ON THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cibelly de Fátima V..pdfTCC de Graduação16,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.