Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5679
Título: Fake News camuflada de divulgação científica: lobo em pele de cordeiro
Título(s) alternativo(s): Fake News camouflaged as science disclosure: wolf in sheep's clothing
Autor(es): JUSTO, Verônica Silva
Palavras-chave: Divulgação científica;
Fake News e Leitores
Scientific dissemination;
Fake news and readers
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho objetiva investigar como a Divulgação científica (DC) circula nos espaços virtuais, considerando a existência de pessoas que sabotam informações, desviam sentidos sob o rótulo de voz dos cientistas e assim criam e fazem circular as Fake News. Trata-se de uma pesquisa que busca entender como os produtores de notícias falsas se utilizam de características dos textos de DC para circularem como verdade. Para esta investigação, observamos como a estrutura do texto de DC, a seleção das palavras para composição é mobilizada a fim de passar a falsa impressão de discurso científico empenhado em repassar informações de forma acessível por meio de uma escrita simplificada destinada a uma vasta e diversificada quantidade de leitores. A metodologia é de caráter qualitativo e descritivo. O objeto de análise é constituído por postagens da rede social Instagram e notícias disponíveis em sites “ditos” divulgadores de descobertas científicas na internet. Para constituição do quadro teórico que embasa esta investigação, investimos nas concepções de Authier-Revuz(1998)sobre divulgação científica, Benveniste(2006) sobre ciência e científico, Silva e Arruda(2019) contribui com concepções sobre Fake News. Como resultado da pesquisa podemos afirmar a importância de todos terem acesso à divulgação do discurso da ciência e aprenderem ler e interrogar as informações. É de fundamental importância checa-las antes de aceitá-las como verdadeiras, entender, a responsabilidade sobre o compartilhamento de notícias. Identificar as Fake News é uma forma de combate à disseminação de notícias falsas. Consideramos que a relevância deste trabalho consiste em fortalecer o combate à desinformação no processo de formação de professores de língua portuguesa e de leitores na escola leitores conscientes de suas atitudes e responsabilidades no acesso à internet.
Descrição: This work aims to investigate how Science Dissemination (DC) circulates in virtual spaces, considering the existence of people who sabotage information, divert meanings under the label of scientists' voice and thus create and circulate Fake News. This is a research that seeks to understand how fake news uses characteristics of scientific dissemination texts to circulate as truth. For this investigation, we observed how the structure of DC's text, the selection of words for composition, is mobilized in order to give the false impression of scientific discourse committed to passing on information in an accessible way through a simplified writing aimed at a vast and diverse audience. number of readers. The methodology is qualitative and descriptive. The object of analysis is the analysis of posts from the social network Instagram and news available on “so-called” websites that promote scientific discoveries on the internet. To establish the theoretical framework that supports this investigation, we invested in the concepts of Authier-Revuz (1998) on scientific dissemination, Benveniste (2006) with contributions on science and science, Silva and Arruda (2019) and concepts on Fake news. As a result of the research, we can affirm the importance of everyone having access to the dissemination of the discourse of science and learning to read and interrogate information. Check them out before accepting them as true, understand, responsibility for sharing news. Identifying fake news is a way to combat the spread of fake news. We believe that the relevance of this work is to strengthen the fight against fake news in the process of training Portuguese language teachers and readers at school who are aware of their attitudes and responsibilities in accessing the internet.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5679
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERONICA SILVA J..pdfTCC de Graduação16,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.