Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5680
Título: PERCURSOS FORMATIVOS DOS RESIDENTES EM LÍNGUA PORTUGUESA: NARRANDO AS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO
Título(s) alternativo(s): TRAINING PATHWAYS FOR LANGUAGE RESIDENTS PORTUGUESE: NARRATING EXPERIENCES WITH REMOTE TEACHING
Autor(es): ALVES, Gabriele da Silva
Palavras-chave: Pesquisa narrativa;
Ensino remoto;
Língua Portuguesa;
Formação docente
Narrative research;
Online teaching;
Portuguese language;
Teacher training
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo narrar às experiências vividas nas aulas de Língua Portuguesa na modalidade remota, acontecidas no Programa Residência Pedagógica no município de São Bernardo-MA, apresentando as contribuições do programa para a formação e construção da identidade docente de graduandos do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. Compreendendo que a experiência que vamos adquirindo ao longo da vida, é um processo de viver, contar e recontar histórias, não apenas aquelas que são contadas pelos participantes, mas também pelo pesquisador, utilizo a pesquisa narrativa enquanto traçado para dar forma às minhas experiências formativas, e de 10 (dez) bolsistas que compuseram o programa no período de 2020-2022. Durante o processo formativo, tivemos como objeto de estudo as experiências vividas no ensino remoto no contexto educacional bernardense. Para tanto, buscou-se ampliar habilidades para o uso de novos métodos para melhor desempenhar e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental maior e do Ensino Médio, práticas que serão narradas neste trabalho. Enquanto fundamentação teórica para respaldar esta pesquisa, trago autores como Maurice Tardif (2002) com saberes docentes e formação profissional; Marie-Christine Josso (2002) com experiências de vida e formação; Clandinin e Connelly (2011) abordando a pesquisa narrativa e entre outros. Para coleta das narrativas, foi aplicado um questionário em formato de entrevista com dez residentes bolsistas, que discorrem acerca da contribuição do programa e de como a experiência de trabalhar no ensino remoto contribuiu para a construção e formação da sua identidade docente.
Descrição: This work aims to narrate the experiences lived in Portuguese language classes in the online education modality, which took place in the Pedagogical Residency Program in São Bernardo-MA, presenting the contributions of the program to the formation and construction of the teaching identity of undergraduates in Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa . Understanding that the experience we acquire throughout life is a process of living, telling and retelling stories, not only those that are told by the participants, but also by the researcher, we used narrative research as a path to shape the formative experiences of 10 (ten) fellows classmates was on the program in the period 2020-2022. During the training process and lived experiences, we had as the object of study the Portuguese language in remote teaching in the educational context of Bernardo. Therefore, we sought to expand skills for the use of new methods to better perform and work the teaching-learning process of students in higher elementary and high school, practices that will be narrated in this work. As a theoretical foundation to support this research, we bring authors such as Maurice Tardif (2002) with teaching knowledge and professional training, Larrosa (2002) with a conception about experience; Marie- Christine Josso (2002) with life experiences and training; Antunes (2003) reflecting on the Portuguese class; Clandinin and Connelly (2011) addressing narrative research: experience and history in qualitative research; Tardif and Lessard (2009) with teaching work: elements for a theory of teaching as a profession of human interactions and the National Curricular Common Base (BNCC). To collect the narratives, a questionnaire was applied in the form of na interview with ten fellow residents, who talked about the contribution of the program and how the experience of working in online teaching contributed to the construction and formation of their teaching identity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5680
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriele Silva.pdfTCC de Graduação23,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.