Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Wanderson Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-10-13T18:30:33Z-
dc.date.available2022-10-13T18:30:33Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5682-
dc.descriptionThis work proposes to analyze what audiovisual emerges on YouTube about the city of Itinga do Maranhão, a small municipality located 665km from the capital São Luís- MA, to identify the profile of the videos that circulated about the city during 365 days. The mapping was carried out between the period from October 04, 2020 to October 04, 2020. October 2021 to find all the videos on the social network whose title did mention of the city. The result was extensive and had to use the “video published in the last year”, “length of 4 to 20 minutes” and “most relevant videos” for delimit the materials. The result resulted in 18 contents. YouTube's Choice was due to the fact that it is currently one of the most accessed video social networks in the world. Four categories were created through content analysis (BARDIN, 1997) who verified characteristics of the publications, such as the theme of the videos, most commented videos, user ratings and the technical nature of the content, in addition to seeking to identify what kind of memory is built in the video repository of the platform. The research brings reflections on Rosnay's (2006) ideas about memories constructed in social networks and by Burgess and Green (2009) to understand YouTube as an intermediated cultural system. It was observed that, in the context of scarce local news produced by traditional media in Itinga of Maranhão, users occupy a position of mediators in the social network, for bring some city facts to the general public. The social network studied, then, becomes an important instrument for the preservation of social memory by bringing together event references and constructed representations.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se analisar que audiovisual emerge no YouTube sobre a cidade de Itinga do Maranhão, pequeno município localizado a 665km da capital São Luís- MA, para identificar o perfil dos vídeos que circularam sobre a cidade durante 365 dias. O mapeamento foi realizado entre o período de 04 de outubro de 2020 a 04 de outubro de 2021 para encontrar todos os vídeos na rede social, cujo título fizesse menção sobre a cidade. O resultado foi extenso e precisou utilizar os filtros de “vídeo publicado no último ano”, “duração de 4 a 20 minutos” e “vídeos mais relevantes” para delimitar os materiais. O resultado resultou em 18 conteúdos. A escolha do YouTube se deu por este ser, atualmente, uma das redes sociais de vídeos mais acessada no mundo. Foram criadas quatro categorias, por meio da análise de conteúdos (BARDIN, 1997) que verificou características das publicações, tais quais como tema dos vídeos, vídeos mais comentados, avaliações dos usuários e a natureza técnica do conteúdo, além de buscar identificar que tipo de memória é construída no repositório de vídeos da plataforma. A pesquisa traz reflexões sobre as ideias de Rosnay (2006) sobre memórias construídas em redes sociais e de Burgess e Green (2009) para compreender o YouTube como um sistema cultural intermediado. Observou-se que, no contexto de escassas notícias locais produzidas pelas mídias tradicionais de Itinga do Maranhão, os usuários ocupam uma posição de mediadores na rede social, por levar alguns fatos da cidade para o público em geral. A rede social estudada, então, torna-se instrumento importante para preservação da memória social por reunir referências de acontecimentos e as representações construídas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectYouTube;pt_BR
dc.subjectmemória;pt_BR
dc.subjectaudiovisual;pt_BR
dc.subjectjornalismo;pt_BR
dc.subjectanálise de conteúdopt_BR
dc.subjectYouTube;pt_BR
dc.subjectmemory;pt_BR
dc.subjectaudio-visual;pt_BR
dc.subjectjournalism;pt_BR
dc.subjectcontent analysispt_BR
dc.titleCIDADÃOS EM REDE: ESTUDO DE CONTEÚDOS PUBLICADOS SOBRE ITINGA DO MARANHÃO NO YOUTUBEpt_BR
dc.title.alternativeCITIZENS ON A NETWORK: STUDY OF PUBLISHED CONTENT ON ITINGA FROM MARANHÃO ON YOUTUBEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WANDERSON SOUZA.pdfTCC de Graduação18,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.