Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5686
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dc.contributor.authorSILVA, Rayssa de Sousa da-
dc.date.accessioned2022-10-14T13:07:46Z-
dc.date.available2022-10-14T13:07:46Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5686-
dc.descriptionTelevision newscasts are one of the formats most used by Brazilian citizens when looking for daily information. Given this scenario, this work raises the following question: how is reality constructed through regional TV newscast in Maranhão? Has the public actively participated in the production processes of regional television news in the state? The digital media and the favorable environment provided by the internet have been inserted in the production of these formats of daily journalism? Understanding the way the news is constructed in the television will point out relevant results to understand more about how television journalism builds the regional reality from the selection of reported events. If TV newscast helps to build reality for the citizens, from the production of daily news, it is essential to know how it is done (SIQUEIRA, 2013). In general, the objective of this research is to investigate, through the material produced and broadcast on regional television news, which themes and news values are broadcast, in addition to identifying whether there is space for citizen collaborations within the daily production process. To obtain the results of the work, the research relies on a quantitative methodology, specifically the content analysis technique (BAUER, 2002), which is more suitable for exploring audiovisual journalistic material and for cataloging large amounts of news items. The corpus is composed of 559 articles collected between January 1st and December 6, 2021, from the three selected TV news programs, based on a constructed sample. In total, there were 153 pieces from JMTV 1st Edition, 295 from Hora D and 111 from Jornal Antes do Almoço. In general, the research identified that there is little difference in the content produced by the three regional newscasts analyzed. As for the use of digital media and public participation, only the newscasts Antes do Almoço and Hora D have shown concern with this scenario through invitations, submission of guidelines and interaction with viewers during the broadcast. Therefore, the research becomes relevant to the literature, as it helps to understand how regional television journalism is being produced in Maranhão, both from traditional broadcasters and online.pt_BR
dc.description.abstractO telejornalismo ainda é um dos formatos mais utilizados pelos brasileiros quando buscam por informações diárias. Diante deste cenário, este trabalho levanta o seguinte questionamento: como é construída a realidade por meio do telejornalismo regional do Maranhão? O público tem participado de forma ativa nos processos de produção dos telejornais regionais do estado? E as mídias digitais e o ambiente favorável propiciado por elas vêm sendo inseridos na produção desses formatos de jornalismo diário? Entender o modo que se constrói o noticiário no telejornal apontará resultados relevantes para entender mais sobre como o telejornalismo constrói a realidade regional a partir da seleção dos acontecimentos noticiados. Pois, se o telejornalismo ajuda a construir a realidade para o cidadão, a partir da produção de notícias diárias, é indispensável saber como se faz. (SIQUEIRA, 2013). De modo geral, o objetivo desta pesquisa é investigar por meio do material produzido e veiculado em telejornais regionais, quais os temas e valores-notícias das matérias veiculadas, além de identificar se existe espaço para colaborações do cidadão dentro do processo de produção diária. Para obter os resultados do trabalho, a pesquisa conta com a metodologia quantitativa, especificamente com a técnica de análise de conteúdo (BAUER, 2002), mais indicada para exploração de material jornalístico audiovisual e para catalogar grandes quantidades de matérias dos telejornais. O recorte conta com 559 matérias coletadas entre os dias 1 de janeiro a 6 de dezembro de 2021, dos três telejornais selecionados, a partir de uma amostra construída. No total foram 153 matérias do JMTV 1ª Edição, 295 do Hora D e 111 do Jornal Antes do Almoço. De modo geral, a pesquisa identificou que existe pouca diferença no conteúdo produzido pelos três telejornais regionais analisados. Quanto ao uso das mídias digitais e a participação do público, apenas os telejornais Antes do Almoço e Hora D tem mostrado preocupação com esse cenário por meio de convite, envio de pautas e interação com os telespectadores durante a transmissão do telejornal. Portanto, a pesquisa torna-se relevante para a literatura, pois ajuda a entender como está sendo produzido o telejornalismo regional no Maranhão, tanto a partir de emissoras tradicionais, quanto online.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTelejornalismo Regional;pt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo;pt_BR
dc.subjectJMTV 1ª Edição;pt_BR
dc.subjectHora D;pt_BR
dc.subjectJornal Antes do Almoçopt_BR
dc.subjectRegional television;pt_BR
dc.subjectContent Analysis;pt_BR
dc.subjectJMTV 1st Edition;pt_BR
dc.subjectHora D;pt_BR
dc.subjectNewspaper Before Lunchpt_BR
dc.titleTELEJORNALISMO REGIONAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DO JMTV1, HORA D E JORNAL ANTES DO ALMOÇOpt_BR
dc.title.alternativeMARANHÃO REGIONAL TELEJOURNALISM: AN ANALYSIS OF JMTV1, HORA D AND NEWSPAPER TIME BEFORE LUNCHpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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