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http://hdl.handle.net/123456789/5688
Título: | ATÉ O ÚLTIMO DIA DAS NOSSAS VIDAS: análise das estratégias comunicacionais pelas mulheres de luta em Piquiá, Açailândia-MA |
Título(s) alternativo(s): | UNTIL THE LAST DAY OF OUR LIVES: analysis of communication strategies by women of struggle in Piquiá, Açailândia-MA |
Autor(es): | ALVES, Michely da Silva |
Palavras-chave: | Comunicação; Estratégias comunicacionais; Feminismos; Mulheres; Piquiá- MA Communication; Communication strategies; Feminisms; Women; Piquiá-MA |
Data do documento: | 25-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar as estratégias comunicacionais das mulheres de luta da comunidade de Piquiá, bairro da cidade de Açailândia-MA, através das narrativas de três moradoras símbolos de luta e resistências, sendo, portanto: Francisca Sousa Silva, conhecida popularmente como dona Tida, atual presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá (ACMP); Joselma Alves de Oliveira, ex-secretária e ex-conselheira fiscal da ACMP; e Antônia Flávia Nascimento, segunda tesoureira da ACMP. Esta pesquisa se fundamenta através dos estudos sobre comunicação, principalmente, quando relacionamos com os conceitos de comunicação popular e comunicação comunitária, a partir das orientações de Peruzzo (1997; 2009a; 2009b; 2013; 2017) que associa a ferramenta da comunicação aos processos de construção da cidadania; também utilizamos o aporte teórico de Freire (1983; 1992; 2020) que nos ajuda a trilhar os caminhos sobre a prática da liberdade, a partir do diálogo. Para a compreensão dos movimentos sociais, especialmente voltados aos conceitos de gênero e raça, dirigimo-nos através dos estudos de Bell Hooks (2015; 2018; 2019; 2020) que nos convida a entender o sentido dos feminismos e suas vertentes políticas. Os estudos sobre memória são de suma importância, uma vez que as lutas femininas em Piquiá se destacam através da preservação das memórias individuais e coletivas. Como metodologia de pesquisa, utilizamos o método biográfico a partir das concepções de Gobbi (2005) e como técnica a entrevista em profundidade, sob a ótica de Duarte (2005). Evidencia-se, portanto, que as estratégias comunicacionais das mulheres de luta de Piquiá são baseadas nas mobilizações e articulações comunitárias, isso porque, as mulheres se organizam em dois campos de atuação, o social e o político, para conseguir desenvolver suas atividades dentro e fora da comunidade, defendendo, assim, os direitos coletivos. |
Descrição: | This work has the general objective of analyzing the communication strategies of the women fighting in the community of Piquiá, a neighborhood in the city of Açailândia-MA, through the narratives of the three residents who are symbols of struggle and resistance, therefore: Francisca Sousa Silva, popularly knows as Ms. Tida, current president of the Community Association of Residents of Piquiá (ACMP); Joselma Alves de Oliveira, former secretary and former tax advisor of ACMP; and Antônia Flávia Nascimento, ACMP ́s second treasurer. This research is based on studies on communication, mainly when we relate to the concepts of popular communication and community communication, based on the guidelines of Peruzzo (1997; 2009a; 2009b; 2013; 2017) who associates the communication tool with the processes of communication, construction of citizenship; We also use Freire ́s theoretical contribution (1983; 1992; 2020) which helps us to walk the paths on the practice of freedom, based on dialogue. To understand social movements, especially those focused on the concepts of gender and race, we turn to the studies of Bell Hooks (2015; 2018; 2019; 2020) who invites us to understand the meaning of feminisms and their political aspects. Studies on memory are of paramount importance, since women ́s struggles in Piquiá stand out through the preservation of individual and collective memories. As research methodology, we used the biographical method based on the concepts of Gobbi (2005) and as a technique the in-depth interview, from the perspective of Duarte (2005). It is evident, therefore, that the communication strategies of the fighting women of Piquiá are based on community mobilizations and articulations, this is because women organize themselves in two fields of action, the social and the political, to be able to develop their activities within and outside the community, thus defending collective rights. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5688 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz |
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