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Título: AS BRUXAS NOS CONTOS INFANTIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA ALEGORIA MALEFICA DO FEMININO
Título(s) alternativo(s): WITCHES IN CHILDREN'S TALES: THE CONSTRUCTION OF AN ALLEGORY FEMALE MALEFICA
Autor(es): SOUSA, Michelle Costa de
Palavras-chave: Bruxa;
alegoria maléfica;
feminino
Witch;
malefic allegory;
feminine
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, compreender o surgimento da personagem da bruxa a fim de entender como a construção dessa figura foi moldada numa espécie de alegoria maléfica do feminino e retratada desde a mais tenra infância, sendo largamente utilizada nos contos infantis Rapunzel, João e Maria e A bela adormecida dos irmãos Grimm. O percurso metodológico que norteou a pesquisa foi a análise do discurso foram aplicados os pensamentos do teórico: Michel Foucault (1975,1999, 2011), numa teoria de interpretação dos discursos, de sua transmissão de ideologias e significados. Dos estudos culturais, onde foram aplicados os pensamentos dos teóricos: Stuart Hall (2006) Judith Butler (2003), que exploram as formas de produção e criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais por meio de revisão bibliográfica sobre o conceito de gênero. No conceito de bruxa foi utilizado pensamentos do teórico: Jean Delameau (1989). A fim de entender como a construção dessa figura se consolidou como agente do mal. Foi possível perceber como o machismo aliado ao clero e demais instituições dominantes da época, instaurou sua tentativa de dominação dos corpos e das vidas femininas por meio dos discursos de bruxaria, rompimento da cristandade e medo da figura feminina que ousasse não se adequar aos padrões sociais, políticos e patriarcais preestabelecidos. Mais adiante utilizando dessa personagem na literatura para educar os infantes e causando temor e aversão dessas mulheres, aspectos identificados nos contos analisados.
Descrição: The present work aims to understand the emergence of the witch ́s character in order to understand how the construction of this figure was shaped in a kind of malefic allegory of the feminine and portrayed from the earliest childhood, being widely used in children ́s tales Rapunzel, John and Marie and Sleeping Beauty by the Brothers Grimm. The methodological course that guided the research was the analysis of discourse, the thoughts of the theorist Michel Foucault (1975, 1999, 2011) were applied in a theory of interpretation of discourses, of their transmission of ideologies and meanings. From cultural studies, where the theorists’ thoughts were applied: Stuart Hall (2006), Judith (2003), who explore the forms of production and creation of meanings and their diffusion in today’s societies through a bibliographic review on the concept of gender. In the concept of witch, the theorist’s thoughts were used: Jean Delameau (1989). In order to understand how the construction of this figure was consolidated as an agent of evil. It was possible to perceive how chauvinism, allied to the clergy and other dominant institutions of the time, established its attempt to dominate women’s bodies and lives through witchcraft speeches, rupture of christianity and fear of the female figure that dared not to adapt to social standards, political and patriarchal pre – established. Later, using this character in literature to educate children and causing fear and aversion to these women, aspects identified in the analyzed stories.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5689
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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