Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOURA, Gislei Nayra Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T15:26:12Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T15:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5693 | - |
dc.description | The book-reportage arises from the journalist who wishes to produce a more in-depth material in-depth material, with a wide range of angles and sources. In undergraduate studies, it is an alternative for students for students who wish to put into practice all the knowledge of reporting, investigating, interviewing and production of final texts acquired in the classroom. The main objective of this work is to understand and identify the characteristics present in eight books-reportage developed as End of Course Works (TCC), by students of Journalism at the students of Journalism at the Federal University of Maranhão (UFMA), Imperatriz campus. Imperatriz campus. We were interested in seeing how the processes of contextualization and contextualization and journalistic depth, the balance between documentary sources documentary sources and interviewees, the recovery of individual memories, and the humanization. To carry out the research, the methodologies used were content analysis and in-depth interviews content analysis and in-depth interviews with four student writers. Under from this point of view, the storybooks analyzed presented all the above-mentioned the above-mentioned characteristics, highlighting the importance of this type of product as part of the learning and production in the academic environment. | pt_BR |
dc.description.abstract | O livro-reportagem surge do jornalista que deseja produzir um material mais aprofundado, com amplitude de ângulos e fontes. Na graduação, ele é uma alternativa para alunos que desejam colocar em prática todos os conhecimentos de pauta, apuração, entrevista e produção de textos finais adquiridos em sala de aula. O objetivo central do trabalho é compreender e identificar as características presentes em oito livros-reportagem desenvolvidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), por alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Interessou perceber como ocorrem, nessas obras, os processos de contextualização e aprofundamento jornalísticos, o equilíbrio entre as fontes documentais e os entrevistados, a recuperação de memória individual e a humanização. Para realizar a pesquisa foram utilizadas as metodologias de análise de conteúdo e entrevista em profundidade, com quatro estudantes escritores. Sob essa ótica, os livros-reportagem analisados apresentaram todas as características supracitadas, evidenciando a importância deste tipo de produto como parte do aprendizado e da produção de fôlego no ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | livro-reportagem; | pt_BR |
dc.subject | jornalismo de fôlego; | pt_BR |
dc.subject | humanização; | pt_BR |
dc.subject | jornalistas escritores | pt_BR |
dc.subject | book-reportage; | pt_BR |
dc.subject | in-depth journalism; | pt_BR |
dc.subject | humanization; | pt_BR |
dc.subject | journalists writers | pt_BR |
dc.title | RECUPERE O FÔLEGO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS-REPORTAGEM PRODUZIDOS COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE JORNALISMO DA UFMA – CAMPUS IMPERATRIZ | pt_BR |
dc.title.alternative | CATCH YOUR BREATH: AN ANALYSIS OF THE REPORTAGE-BOOKS PRODUCED AS END-OF-COURSE OF THE JOURNALISM COURSE OF UFMA - CAMPUS IMPERATRIZ | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GISLEI MOURA.pdf | TCC de Graduação | 29,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.