Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Hildenberg Antônio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T13:30:41Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T13:30:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5702 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Este artigo, aborda que as TIC’s são relevantes e essenciais para o ensino de Física. A intenção deste trabalho é mostrar o melhor caminho para um processo de ensino aprendizagem cada vez mais prazeroso e dinâmico, onde o uso das tecnologias se torne uma ferramenta significativa na elaboração do conhecimento Físico. A relevância desta pesquisa está reportada nos seguintes teóricos: Sacho (1998), Bueno (1999), Kenski (2008), Morán (2013) sobre o uso das TIC’s como ferramenta tecnológica educacional). Para isso o artigo enfoca ações educacionais mais atraentes, e inovadores, distanciando-se aos poucos do ensino tradicional, através do uso de várias tecnologias disponíveis que se possa utilizar na escola. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com maior ênfase para o trabalho de diversos pesquisadores que apoiam e defendem a utilização da TIC’s no ensino da Física como uma alternativa para uma aprendizagem muito mais significativa dos alunos. Pretende-se, com este estudo, discutir com os docentes a possibilidade do uso das TIC’s como ferramenta pedagógica no ensino de Física.___ABSTRACT This article addresses how ICTs is important and essential for the teaching of Physics. The intention of this work is to show the best path for the teaching-learning process that is more and more pleasant and dynamic, where the use of technologies becomes an important tool in the elaboration of physical knowledge. The relevance of this research is reported in the following topics: Sacho ((1998), Bueno (1999), Kenski (2008), on the use of ICTs as an educational technological tool). To this end, the article focuses on more attractive and innovative educational actions, distancing even a few from traditional teaching, using various available tools that they can use at school. For this, a bibliographic research was carried out, with greater emphasis on the work of several researchers who support and defend the use of ICT in the teaching of Physics as an alternative for a much more meaningful learning by students. The aim of this study is to discuss with the documents the possibility of using ICTs as a pedagogical tool in the teaching of physics._____RESUMEN Este artículo discute que las TIC son relevantes y esenciales para la enseñanza de la Física. La intención de este trabajo es mostrar la mejor vía para un proceso de enseñanza-aprendizaje cada vez más ameno y dinámico, donde el uso de las tecnologías se convierta en una herramienta significativa en la elaboración del conocimiento físico. La relevancia de esta investigación la reportan los siguientes teóricos: Sacho (1998), Bueno (1999), Kenski (2008), Morán (2013) sobre el uso de las TIC como herramienta tecnológica educativa). Para ello, el artículo se centra en acciones educativas más atractivas e innovadoras, alejándose gradualmente de la educación tradicional, mediante el uso de diversas tecnologías disponibles que pueden ser utilizadas en la escuela. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica, con mayor énfasis en el trabajo de varios investigadores que apoyan y defienden el uso de las TIC en la enseñanza de la Física como alternativa para un aprendizaje mucho más significativo para los estudiantes. El objetivo de este estudio es discutir con los docentes la posibilidad de utilizar las TIC como herramienta pedagógica en la enseñanza de la Física. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ações educacionais; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa; | pt_BR |
dc.subject | ensino de física; | pt_BR |
dc.subject | ferramenta pedagógica; | pt_BR |
dc.subject | educational actions; | pt_BR |
dc.subject | meaningful learning; | pt_BR |
dc.subject | physics teaching; | pt_BR |
dc.subject | pedagogical tool; | pt_BR |
dc.subject | acciones educativas; | pt_BR |
dc.subject | aprendizaje significativo; | pt_BR |
dc.subject | enseñanza de la física; | pt_BR |
dc.subject | herramienta pedagógica. | pt_BR |
dc.title | Possibilidades do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’S) como ferramenta pedagógica no ensino da Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Possibilities of using information and communication technologies (ICTs) as a pedagogical tool in Physics teaching | pt_BR |
dc.title.alternative | Posibilidades del uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) como herramienta pedagógica en la enseñanza de la Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hildenberg_Antonio_Pereira_Silva..pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 514,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.