Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Juliane Lais Everton-
dc.date.accessioned2022-10-27T18:06:22Z-
dc.date.available2022-10-27T18:06:22Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5718-
dc.descriptionIt addresses the importance of using the Instagram Social Network by University Libraries and how this tool can contribute to the implementation/improvement of products and services offered and facilitate communication with users. Understood as virtual communities, social networks have impacted the way people communicate and relate to each other, as they allow users to create and share content, interact with people from all over the world. In addition, with the flood of information released daily on the Web and the ease of access to it, libraries had to adapt and seek ways to attract users. The general objective was to analyze the social network Instagram as an instrument of interaction and communication, in the provision of services and products, between the Integrated Board of Libraries, of the Federal University of Maranhão (DIB/UFMA) and its users. The methodology used was bibliographic research carried out in books, articles and magazines. Characterized as exploratory and descriptive, it is a field study, with a quantitative and qualitative nature. It was found that the use of Instagram for interaction and communication with library users is very useful, being a virtual space for sharing relevant information about opening hours of Libraries and the University. Through a questionnaire applied, it was possible to conclude that the commission analyzes the interactions of the followers only through the publications, with the number of likes and comments, which shows only superficial data about the interactions of the users. In addition, the publications are in accordance with the planning pre-established by the committee responsible for the page and the posts are made with cards or photos containing faster and more direct information. Based on the investigation carried out, some recommendations were presented: use instagram insights for the study and planning of actions; use reels, live, igtv and live for dissemination and training; polls to find out about subjects of interest to followers; make publications about unusual facts, commemorative dates; introduce library work teams and adopt inclusive description as a standard. It concludes that the social network Instagram together with its Instagram Insights functionality has great potential for the communication and interaction of University Libraries with their users.pt_BR
dc.description.abstractAborda a importância da utilização da Rede Social Instagram pelas Bibliotecas Universitárias e como essa ferramenta pode contribuir para a implantação/aperfeiçoamento de produtos e serviços oferecidos e facilitar a comunicação com os usuários. Compreendidas como comunidades virtuais, as redes sociais impactaram a maneira como as pessoas se comunicam e se relacionam, uma vez que permite aos seus usuários criar e compartilhar conteúdos, interagir com pessoas de todas as partes do mundo. Além disso, com a enxurrada de informações lançadas diariamente na Web e a facilidade de acesso a elas, as bibliotecas tiveram que se adaptar e buscar meios de atrair usuários. O objetivo geral foi analisar a rede social Instagram como instrumento de interação e comunicação, na prestação de serviços e produtos, entre a Diretoria Integrada de Bibliotecas, da Universidade Federal do Maranhão (DIB/UFMA) e seus usuários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e revistas. Caracterizada como exploratória e descritiva, é um estudo de campo, com natureza quantitativa e qualitativa. Foi constatado que a utilização do Instagram para interação e comunicação com os usuários das bibliotecas é muito útil, sendo um espaço virtual para compartilhamento de informações pertinentes sobre horários de funcionamento das Bibliotecas e da Universidade. Através de questionário aplicado, foi possível concluir que a comissão analisa as interações dos seguidores apenas por meio das publicações, com o número de curtidas e comentários, o que mostra apenas dados superficiais sobre as interações dos usuários. Além disso, as publicações são de acordo com o planejamento preestabelecido pela comissão responsável pela página e as postagens são feitas com cards ou fotos contendo informações mais rápidas e diretas. Com base na investigação realizada, foram apresentadas algumas recomendações: utilizar o instagram insights para o estudo e planejamento de ações; utilizar o reels, live, igtv e live para divulgação e treinamentos; enquetes para conhecer os assuntos de interesse dos seguidores; fazer publicações sobre fatos inusitados, datas comemorativas; apresentar as equipes de trabalho das bibliotecas e adotar a descrição inclusiva como padrão. Conclui que a rede social Instagram juntamente com sua funcionalidade Instagram Insights possui grande potencial para a comunicação e interação das Bibliotecas Universitárias com seus usuários.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRede Social Instagram;pt_BR
dc.subjectComunicação;pt_BR
dc.subjectInteração;pt_BR
dc.subjectAnálise das postagenspt_BR
dc.subjectSocial Network Instagram;pt_BR
dc.subjectInstagram Insights;pt_BR
dc.subjectCommunication;pt_BR
dc.subjectInteraction;pt_BR
dc.subjectPost analysispt_BR
dc.titleA REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS E AS BIBLIOTECAS DA UFMApt_BR
dc.title.alternativeTHE SOCIAL NETWORK INSTAGRAM AS A TOOL FOR INTERACTION BETWEEN UFMA'S USERS AND LIBRARIESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANE LAIS.pdfTCC de Graduação21,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.