Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5722
Título: O ensino de tecnologia nas escolas de Biblioteconomia: Uma análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The teaching of technology in Librarianship schools: An analysis of the Librarianship course at the Federal University of Maranhão
Autor(es): NASCIMENTO, Mauritânia Gomes
Palavras-chave: Biblioteconomia;
Ensino de Tecnologia;
Projeto Pedagógico de Curso;
Universidade Federal do Maranhão
Librarianship;
Technology Teaching;
Course Pedagogical Project;
Federal University of Maranhao
Data do documento: 4-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre o ensino de tecnologia para os alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Objetiva compreender acerca da história do ensino da Biblioteconomia, do Projeto Pedagógico de Curso e investigar como se dá o ensino de tecnologia na UFMA sob a perspectiva dos alunos. Discute acerca do ensino da Biblioteconomia e sua constante atualização de acordo com as necessidades do mundo do trabalho e da sociedade em geral. Aborda sobre a relevância da institucionalização do ensino com base no projeto pedagógico de curso na graduação, bem como, a formação aperfeiçoada de futuros bibliotecários, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a graduação e do reflexo desta para excelência no desempenho da profissão. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a base teórica da pesquisa, à luz dos autores Castro (2000), Bottentuit e Castro (2000), Pimentel (1990), Souza (1990) e Bueno e Messias (2013), além da pesquisa documental realizada junto aos projetos pedagógicos das escolas de Biblioteconomia brasileiras, e a pesquisa de campo, tendo o questionário como instrumento norteador, para mensurar a satisfação dos alunos da UFMA diante do conteúdo das disciplinas de tecnologia que vos são ofertadas. Discorre sobre o atual projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia da UFMA, suas disciplinas na área de tecnologia para a formação de bibliotecários, conteúdos e carga horária. Expõe a opinião dos alunos acerca do conteúdo ofertado nas disciplinas e com a formação acadêmica em geral. Apresenta como resultado que a maioria dos alunos participantes da pesquisa considera o conteúdo aprendido nas disciplinas não satisfatório em relação à área de tecnologia exigida no mundo do trabalho ao bibliotecário. Conclui que é imprescindível que o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão siga trazendo melhorias para o ensino e formação de bibliotecários com a contribuição do novo projeto político pedagógico de curso, em processo de reestruturação, na perspectiva que inclua atualizações acerca de disciplinas da área de tecnologia. Sugere como estudo futuro ampliar o números de sujeitos na pesquisa, incluindo os professores para comparar a opinião de professores e alunos diante do objetivo da pesquisa. Espera ampliar a pesquisa como um estudo e formação futura, com a expansão da área de pesquisa para o cenário nacional.
Descrição: Study the teach of technology to Librarianship students at the Federal University of Maranhão. It aims to understand about the history of Librarianship teaching, the Pedagogical Course Project and investigate how technology teaching takes place at UFMA from the students perspective. Discusses about the teaching of Librarianship and its constant updating according to the needs of the world of work and society in general. It addresses the relevance of the institutionalization of teaching based on the pedagogical project of the undergraduate course, as well as the improved training of future librarians, through Information and Communication Technologies during graduation and its reflection for excellence in the performance of the profession. It uses as a methodology the bibliographic research for the theoretical basis of the research, in the light of the authors Castro (2000), Bottentuit and Castro (2000), Pimentel (1990), Souza (1990) and Bueno and Messias (2013). In addition to the documental research carried out with the pedagogical projects of Brazilian Librarianship schools and field research, using the questionnaire as a guiding instrument, to measure the satisfaction of UFMA students with the content of the technology disciplines that are offered. Discusses the current pedagogical project of the Librarianship course at UFMA, its subjects in the area of technology for the training of librarians, contents and workload. It exposes the students opinion about the content offered in the disciplines and academic training in general. It presents as a result that most of the students participating in the research, consider the content learned in the disciplines unsatisfactory, in relation to the area of technology required in the world of work for the librarian. Improvements for the teaching and training of librarians with the contribution of the new political pedagogical course project, in the process of restructuring, in the perspective that includes updates about disciplines in the area of technology. It suggests as a future study to expand the number of subjects in the research, including teachers to compare the opinion of teachers and students in the face of the research objective. It hopes to expand the research as a study and future training, with the expansion of the research area to the national scenario.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5722
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURITÂNIA GOMES.pdfTCC de Graduação26,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.