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http://hdl.handle.net/123456789/5724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BEZERRA, Renata Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T17:22:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-28T17:22:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5724 | - |
dc.description | Study on the Inclusive School Library for users with Autism Spectrum Disorder (ASD). It aims to analyze the expectations and perspectives of the school librarian in front of the user with ASD. It presents understandings about ASD, pointing out the main concepts of autism, based on the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) and the International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD). It exposes some terminologies used over the years to the present, as well as the influence of social inclusion movements of people with disabilities, and some laws that ensure the rights of these people. It highlights how the diagnosis occurs, which levels of severity, some forms of treatment and follow-up to be done. Discusses the inclusive school library, approaching the concepts, laws and types of accessibility. It describes about the participation of users with autism in the activities developed in the library and about the need for the continuing education of librarians. In order to reach the proposed objective, it is a bibliographical and exploratory research with a qualitative approach, it is used as a data collection instrument a semi-structured interview applied with the librarians of the schools: SESI - Anna Adelaide Bello and Santa Teresa. The data collected show that there is a lack of professional qualification in courses of inclusion and accessibility on the part of professional librarians, and the absence of this generates a difficulty in performing their work in the context of inclusive education. It notes that although schools have users with autism, management and libraries do not prioritize or develop specific actions, projects and activities for these users. Finally, it presents that there is a need on the part of information professionals regarding continuing education in the context of inclusion and accessibility, since the curricular training of the librarian has not resulted in a positive way in the requirements of professional performance, therefore, there is also a need implementation of more disciplines in the curricula of the library science course that discuss inclusion and accessibility for people with disabilities. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo sobre a Biblioteca Escolar Inclusiva perante o usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetiva analisar as expectativas e perspectivas do bibliotecário escolar diante do usuário com TEA. Apresenta compreensões acerca do TEA, apontando os principais conceitos de autismo, baseando-se no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde (CID). Expõe algumas terminologias utilizadas ao longo dos anos até a atualidade, bem como a influência dos movimentos de inclusão social das pessoas com deficiência, e algumas leis que asseguram os direitos dessas pessoas. Ressalta como ocorre o diagnóstico, quais os níveis de gravidade, algumas formas de tratamento e acompanhamento a ser feito. Discorre sobre a Biblioteca escolar inclusiva, abordando os conceitos, leis e tipos de acessibilidade. Descreve sobre a participação de usuários com autismo nas atividades desenvolvidas na biblioteca e sobre a necessidade da formação continuada dos bibliotecários. Com o propósito de alcançar o objetivo proposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa, utiliza-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada aplicada com as bibliotecárias das escolas: SESI - Anna Adelaide Bello e Santa Teresa. Os dados coletados evidenciam que existe carência quanto à qualificação profissional em cursos de inclusão e acessibilidade por parte dos profissionais bibliotecários, e a ausência desta, gera uma dificuldade em desempenhar o seu trabalho no contexto da educação inclusiva. Constata que apesar das escolas possuírem usuários com autismo, a gestão e as bibliotecas não priorizam e nem desenvolvem ações, projetos e atividades específicas para os referidos usuários. Por fim, apresenta que há uma necessidade por parte dos profissionais da informação quanto à educação continuada no contexto de inclusão e acessibilidade, pois a formação curricular do bibliotecário não tem resultado de forma positiva nas exigências da atuação profissional, sendo assim, há também a necessidade da implementação de mais disciplinas nas grades curriculares do curso de biblioteconomia que debatem sobre inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista; | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar; | pt_BR |
dc.subject | Inclusão; | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Autistic Spectrum Disorder; | pt_BR |
dc.subject | School Library; | pt_BR |
dc.subject | Inclusion; | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.title | BIBLIOTECA ESCOLAR INCLUSIVA: análise acerca do transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.title.alternative | INCLUSIVE SCHOOL LIBRARY: analysis of the autism spectrum (ASD) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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