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http://hdl.handle.net/123456789/5725
Título: | O LIVRO UNIVERSITÁRIO: um estudo das estratégias de circulação adotadas pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (2013-2020) |
Título(s) alternativo(s): | THE UNIVERSITY BOOK: a study of the circulation strategies adopted by the Publisher of the Federal University of Maranhão (2013-2020) |
Autor(es): | RIBEIRO, Sarah Moreira Santos |
Palavras-chave: | livro universitário; editora universitária; mix de marketing; circulação; acesso à informação university book; university press; marketing mix; circulation; access to information |
Data do documento: | 11-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A difusão do livro universitário corrobora para o acesso à informação das publicações relacionadas com a linha de interesse de cada usuário da editora universitária. Tem-se o propósito de investigar as estratégias implementadas no processo de circulação dos produtos editoriais na Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), visando ao público-leitor, a respeito do acesso à informação, mediante um olhar direcionado ao Mix de Marketing que comporta os 4Ps: produto, promoção, praça e preço. A abordagem ao modelo tradicional do marketing justifica-se pela responsabilidade da casa publicadora em desenvolver os requisitos básicos para promover, distribuir e vender o produto editorial. A metodologia, define-se como uma pesquisa exploratória com a premissa da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A partir da bibliografia da área, pode-se compreender e embasar o estudo, o qual revela-se o extenso caminho percorrido desde a instalação da família real portuguesa no Brasil até o advento da Internet, que contribui na formação de um parque tecnológico mais rico. Ressalta-se, na pesquisa de campo, as dificuldades explanadas e observadas, sejam pela insuficiência de recursos humanos e financeiros, seja pela falta de aproximação entre os cursos de graduação e a Edufma; bem como os avanços alcançados, ora pela criação da política editorial e do regimento interno, ora pela busca de parcerias na implementação de novos projetos que visam a alunos e professores. Desse modo, conclui-se que a circulação do bem cultural é limitada para as necessidades da clientela, dado que é garantido, em sua maioria, o conhecimento e importância da Edufma, mas a escassa utilização ajuda no enfraquecimento das relações, entre quem edita e quem lê. |
Descrição: | The dissemination of the university book contributes to access to information on publications related to the line of interest of each user of the university press. The purpose of this study is to investigate the strategies implemented in the process of circulation of editorial products at the Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), targeting the readership regarding access to information, through a look directed at the Marketing Mix that includes the 4P’s: product, promotion, place and price. The approach to the traditional marketing model is justified by the responsibility of the publishing house to develop the basic requirements to promote, distribute and sell the editorial product. The methodology is an exploratory research with the premise of bibliographic research and field research. Based on the bibliography of the area, understand and support the study, which the extensive path taken from the installation of the Portuguese royal family in Brazil to the advent of the internet is revealed, which contributes to the formation of a richer technological park. In the field research, the difficulties explained and observed were highlighted, whether by the insufficiency of human and financial resources, or by the lack of approximation between the graduation courses and Edufma; as well as the advances achieved, whether by the creation of the editorial policy and the internal regulations, or by the search for partnerships in the implementation of new projects aimed at students and teachers. In this way, it is concluded that the circulation of cultural goods is limited to the needs of the clientele, since most of the knowledge and importance of Edufma is guaranteed, but the scarce use helps in weakening the relationships, between what edits and who reads. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5725 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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