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Título: Livros e livrarias: estudo sobre o marketing cultural adotado pela Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) na difusão de autores maranhenses
Título(s) alternativo(s): Books and bookstores: study on the cultural marketing adopted by the Maranhense Association of Independent Writers (AMEI) in the dissemination of authors maranhenses
Autor(es): SOUZA, Thais Celeste Nunes
Palavras-chave: Livraria especializada;
Literatura maranhense;
Marketing cultural;
Escritor Independente
Specialized bookstore;
Independent Writer;
Maranhão literature;
Cultural marketing
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Estudo sobre as estratégias de marketing cultural utilizada pela Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) na difusão de autores independentes do Maranhão e especificamente de São Luís. Explana sobre os meios de comunicação que a Livraria AMEI utiliza para colocar os escritores em evidência no mercado de São Luís e dar oportunidade de suas obras estarem ao lado de autores já consolidados no mercado. Investiga como funciona o projeto da AMEI, a fim de esclarecer questões como: quais têm sido as estratégias utilizadas pela AMEI para cumprir o seu papel de promotora da literatura maranhense? Quais canais de divulgação ela utiliza? De que forma tem atuado? Como se dá a aproximação com os escritores, tanto os iniciantes, quanto os já consolidados no mercado editorial? Possui por objetivo geral investigar as estratégias adotadas pela AMEI para se consolidar no mercado editorial como promotora da literatura maranhense, visando compreender sua importância no cenário do mercado editorial de São Luís e pôr em evidência obras de literatura maranhense. Para coleta de dados foi utilizado questionários via Google Docs enviados pelas plataformas do Whatsapp, Instagram e e-mail. A amostra da pesquisa configurou cerca de treze (13) respondentes escritores independentes associados à AMEI e outros não; treze (13) respondentes de público geral de São Luís ligado a alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e entrevista com o presidente da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI). A análise dos resultados desta pesquisa verificou que a AMEI utiliza o Instagram e Facebook para seus canais de divulgação, possui estratégias dinâmicas para suas postagens e divulgação de seus autores que, neste sentindo, ainda não alcançam um número considerável de visualizações e evidenciou também a aproximação da AMEI com os escritores, instituição que possibilita aos autores uma aproximação recíproca, no intuito de fornecer aos escritores independentes a facilitação da associação e comercialização de suas obras. Conclui que a AMEI não adota estratégias definidas, mas sim estratégias dinâmicas, conforme informações obtidas, quando há necessidade. Uma vez que isso aconteça, a Instituição procura mecanismos que viabilizem ações de divulgação.
Descrição: Study on the strategies of cultural marketing used by the Maranhense Association of Independent Writers (AMEI) in the dissemination of independent authors from Maranhão and specifically from São Luís. Explains about the media that livraria AMEI uses to put writers in evidence in the Market of São Luís and give the opportunity of their works to be alongside authors already consolidated in the market. It investigates how the AMEI project works, in order to clarify questions such as: what have been the strategies used by AMEI to fulfill its role as promoter of Maranhão literature? What dissemination channels does it use? How have you been acting? How is the approximation with the writers, both beginners and those already consolidated in the publishing market? Its general objective is to investigate the strategies adopted by AMEI to consolidate itself in the publishing market as a promoter of Maranhão literature, aiming to understand its importance in the scenario of the editorial market of São Luís and to highlight works of Maranhão literature. For data collection, questionnaires were used via Google Docs sent by Whatsapp, Instagram and e-mail platforms. The research sample consisted of about thirteen (13) independent writers respondents associated with AMEI and others did not; thirteen (13) respondents from the general public of São Luís linked to students from the Federal University of Maranhão (UFMA) and interview with the president of the Maranhense Association of Independent Writers (AMEI). The analysis of the results of this research verified that AMEI uses Instagram and Facebook for its dissemination channels, has dynamic strategies for its posts and dissemination of its authors that, in this sense, still do not reach a considerable number of views and also evidenced the approximation of AMEI with writers, an institution that allows authors a reciprocal approximation, in order to provide independent writers with the facilitation of the association and commercialization of their works. It concludes that AMEI does not adopt defined strategies, but rather dynamic strategies, according to information obtained, when there is a need. Once this happens, the Institution seeks mechanisms that enable dissemination actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5726
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