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http://hdl.handle.net/123456789/5728
Título: | EIXO ORALIDADE: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ATIVIDADES NOS ANOS INICIAIS DA U.E MARANHÃO SOBRINHO EM TIMBIRAS - MA |
Título(s) alternativo(s): | ORALITY AXIS: RESEARCHING ACTIVITIES PRACTICES IN THE INITIAL YEARS OF THE U.E MARANHÃO SOBRINHO IN TIMBIRAS - MA |
Autor(es): | SILVA, Adriene de Oliveira da |
Palavras-chave: | Eixo oralidade; Práticas docente; Comunicação; Séries iniciais; Timbiras Orality; Teatching practices; Communication |
Data do documento: | 16-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada Eixo oralidade: investigando práticas de atividades nos anos iniciais da escola Maranhão Sobrinho em Timbiras MA, teve por objetivo investigar, em práticas de sala de aula, as atividades inerentes ao eixo oralidade, realizadas pelos docentes de anos iniciais da Escola Maranhão Sobrinho, no município de Timbiras, no Maranhão. Os principais autores que embasam e dão suporte para reflexões e debates acerca do estudo foram: Bunzen (2011); Ferrarezi Jr (2014); Santos (2018) entre outros; textos com direcionamentos para a educação brasileira, como: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017); Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para Séries Iniciais, que abordam em seus corpos pontos que dialogam com a temática da oralidade, elencando práticas de como realizar o trabalho com o eixo em sala de aula, o como fazer, o que saber, como ensinar, e a relevância. Evidenciando ainda, como se deu a inserção da comunicação oral em currículos escolares, passando pelos currículos silenciosos, chegando até a proposta de uma pedagogia e um currículo “barulhento”. Os autores referenciados colaboram na metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, partindo da análise dos dados obtidos através de entrevistas com os docentes da escola, e observações de uma prática docente. A referida pesquisa se pautou em respostas dadas pelos professores efetivos da instituição. Portanto, concluímos que, o trabalho com o eixo oralidade nos anos iniciais da escola, tem sido desempenhada para a real finalidade do eixo na vida do aluno: propiciar ao aluno habilidades de comunicação em situações sociais, além de reconhecer a comunicação oral como aspecto fundamental para socialização, e a adoção de um currículo menos silencioso. |
Descrição: | The present research entitled Axis orality: investigating activity practices in the early years of the school Maranhão Sobrinho Em in Timbiras MA, aimed to investigate, in classroom practices, the activities inherent to the orality axis, used by teachers of early years from the Maranhão Sobrinho School, in the municipality of Timbiras, in Maranhão. The main authors that support and support reflections and debates about the study were: Bunzen (2011); Ferrarezi Jr (2014); Santos (2018) among others; texts with directions for Brazilian education, such as: the National Curricular Common Base – BNCC (2017); National Curricular Parameters of Portuguese Language (1998), National Curricular Parameters for Initial Grades, which approach in their bodies points that dialogue with the theme of orality, listing practices of how to carry out work with the axis in the classroom, how to do, what to know, how to teach, and relevance. It also shows how the insertion of oral communication in school curricula took place, passing through the silent curricula, reaching the proposal of a pedagogy and a “noisy” curriculum. The referenced authors collaborate in the methodology used, with a qualitative approach, starting from the analysis of data obtained through interviews with the school's teachers, and observations of a teaching practice. This research was based on answers given by the effective professors of the institution. Therefore, we conclude that the work with the orality axis in the early years of school has been performed for the real purpose of the axis in the student's life: to provide the student with communication skills in social situations, in addition to recognizing oral communication as a fundamental aspect. for socialization, and the adoption of a less silent curriculum. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5728 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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