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Título: O USO DO LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA
Título(s) alternativo(s): THE USE OF PLAYING IN THE CONTEXT OF INCLUSIVE EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF TIMBIRAS-MA
Autor(es): SILVA, Ana Luiza Dos Santos
Palavras-chave: Aprendizagem;
Educação;
Inclusão;
Lúdico
Learning;
Education;
Inclusion;
Ludic
Data do documento: 9-Mar-2022
Editor: UFMA
Resumo: A importância de recursos lúdicos dentro do contexto do ensino-aprendizagem é estudado e tem benefícios comprovados em diversas áreas como a educação, saúde e biologia, onde se faz uso de diversas estratégias para envolver e estimular. Objetivou-se conhecer sobre o uso do lúdico do contexto da educação inclusiva no município de Timbiras- MA. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Sobre o tempo de atuação dos professores dentro da educação básica, 20% tem entre 1 e 10 anos de experiência; 20% e 30% dos professores tem experiência de sala de aula por um período de superior 15; 90% dos profissionais eram do sexo feminino, 80% apresentavam idade superior a 35 anos, 30% possuíam apenas a graduação e 70% dos profissionais apresentavam o título de especialista, 100% afirmaram utilizar o lúdico em sala de aula e que se considerava um professor inclusivo, e 60% destacaram a falta de apoio especializado por parte da escola e secretárias. A pesquisa permitiu compreender sobre o uso do lúdico no município de Timbiras- MA, na qual nota-se que a implementação do lúdico ainda é um desafio para os professores e também para a escola em geral, mas para os professores que utilizam o lúdico no dia-a-dia ficam claro os benefícios de tal metodologia, tendo vista que, promove uma maior participação dos alunos, e possibilita englobar e trabalhar com públicos alvos diferentes em uma mesma sala de aula.
Descrição: The importance of playful resources within the context of teaching-learning is studied and has proven benefits in several areas such as education, health and biology, where different strategies are used to involve and stimulate. The objective was to learn about the use of playful activities in the context of inclusive education in the city of Timbiras MA, the students. It is a field research, descriptive, exploratory, with a qualitative approach. About the time of experience of teachers in basic education, 20% have between 1 and 10 years of experience; 20% and 30% of teachers have classroom experience for a period of greater than 15; 90% of the professionals were female, 80% were over 35 years of age, 30% had only a degree and 70% of the professionals had the title of specialist, 100% claimed to use playfulness in the classroom and that they considered themselves a inclusive teacher, and 60% highlighted the lack of specialized support from the school and secretaries. The research allowed us to understand the use of play in the city of Timbiras-MA, in which it is noted that the implementation of play is still a challenge for teachers and for the school in general, but for teachers who use play in the day-by-day, the benefits of such a methodology are clear, given that it promotes greater student participation, and makes it possible to encompass and work with different target audiences in the same classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5730
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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