Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5731
Título: EDUCAÇÃO DAS VIRTUDES: A relação do ensino dos valores com a aprendizagem na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): EDUCATION OF THE VIRTUES: The relationship of teaching the values with learning in Early Childhood Education
Autor(es): SILVA, Ariane Vanessa Rodrigues da
Palavras-chave: Educação das virtudes;
Virtudes Cardeais;
Valores;
Aprendizagem;
Educação infantil
Education of virtues;
Cardinal Virtues;
Values;
Learning;
Child education
Data do documento: 17-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: As virtudes correspondem aos bons hábitos desenvolvidos pelos indivíduos e que os predispõe a agir movidos por uma dimensão superior, dimensão mais elevada, que considera especialmente os bens duráveis e permanentes e, portanto, mais dignos e nobres. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação existente entre a educação das virtudes na primeira infância com a aprendizagem, dentre as virtudes selecionadas, optou-se pelas virtudes tidas como cardeais ou morais, das quais temos: a virtude da temperança, virtude da fortaleza, virtude da justiça e a virtude da prudência, sendo trabalhada de modo mais profundo a virtude da temperança. Para tanto, se respaldará dos trabalhos de autores que já falam sobre o tema, tais como: Aristóteles (1991); Malheiro (2008); Faitanin (2007); La Taille (2000); Oliveira (2008); Pereira (2016); Trevisol (2009). Nesse caso, a pesquisa foi realizada de acordo com a seguinte modalidade: pesquisa bibliográfica. Nessa pesquisa, foram feitas leituras em artigos científicos, monografia, dissertação e livro que envolvem a temática em análise. Depois do levantamento bibliográfico, ocorreu a leitura, análise, reflexão e interpretação dos textos que abordam sobre assunto. Com a pesquisa percebeu-se que a educação, e especialmente, a educação com foco nas virtudes tem um importante papel no fortalecimento da vontade para a escolha do bem e também no desenvolvimento de posturas mais maduras, de modo a favorecer desde a mais tenra idade o despertar para as virtudes. Além disso, conclui-se também que a educação com foco nas virtudes colabora para o desenvolvimento integral das potências humanas, inteligência, vontade, memória e afetos da criança. Nesse sentido, este trabalho monográfico possibilitou também perceber a relação entre a educação das virtudes e aprendizagem, pois formando à vontade e colocando ordem nos afetos e paixões, o ser humano consegue direcionar com mais precisão seus deveres e também as suas capacidades intelectivas. Enfim, a pesquisa nos levou a refletir e pensar a educação das virtudes da temperança, fortaleza, justiça e prudência como sendo possíveis sim de se trabalhar na educação, sobretudo, porque elas abrem portas para o desenvolvimento de outras virtudes e favorecem o aprendizado na medida em que nos moldam e formam para o bem.
Descrição: The virtues correspond to the good habits developed by individuals and which predispose them to act moved by a higher dimension, a higher dimension, which especially considers durable and permanent goods and, therefore, more dignified and noble. In this sense, the present research has the general objective of analyzing the relationship between the education of virtues in early childhood and learning, among the selected virtues, we chose the virtues considered cardinal or moral, of which we have: the virtue of temperance, virtue of fortitude, virtue of justice and the virtue of prudence, being worked in a more profound way the virtue of temperance. In order to do so, it will rely on the works of authors who already speak on the subject, such as: Aristotle (1991); Malheiro (2008); Faitanin (2007); La Taille (2000); Oliveira (2008); Pereira (2016); Trevisol (2009). In this case, the research was carried out according to the following modality: bibliographic research. In this research, readings were made in scientific articles, monograph, dissertation and book that involve the theme under analysis. After the bibliographic survey, there was the reading, analysis, reflection and interpretation of texts that address the subject. With the research it was noticed that education, and especially education focused on virtues, has an important role in strengthening the will to choose the good and also in the development of more mature postures, in order to favor from an early age awakening to the virtues. In addition, it is also concluded that education with a focus on virtues collaborates for the integral development of human powers, intelligence, will, memory and affections of the child. In this sense, this monographic work also made it possible to perceive the relationship between the education of virtues and learning, because by forming at will and putting order in the affections and passions, the human being can direct more precisely his duties and also his intellectual capacities. Finally, the research led us to reflect and think about the education of the virtues of temperance, fortitude, justice and prudence as being possible to work in education, above all, because they open doors to the development of other virtues and favor learning as in which they shape and form us for good.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5731
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariane Vanessa Rodrigues da Silvavec.pdfTCC de Graduação19,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.