Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5733
Título: | ESPAÇOS DE LEITURA NAS PROINFÂNCIAS DE CODÓ: reflexões de práticas docentes durante o ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | READING SPACES IN CODÓ PROINFANCES: reflections of teaching practices during remote teaching |
Autor(es): | FLOR, Cecília de Araújo |
Palavras-chave: | Espaços de leitura; Escolarização literária; Práticas de Leitura; Proinfância Reading spaces; Literary schooling; Reading Practices; Proinfancy |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Ao pensar sobre a formação de leitores é importante tecer reflexões a respeito de como as instituições de ensino se organizam em tempo e espaço para realizar as práticas de leitura e Literatura desde a primeira etapa da educação ou escolarização. Neste sentido, o principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre os espaços e as práticas remotas de leitura literária presentes nas Proinfâncias de Codó, MA. Aprofundando a pesquisa, busca-se investigar a existência de biblioteca e/ou salas de leituras nas Proinfâncias do Município de Codó-MA; identificar as práticas de leitura literária realizadas nas turmas de Maternal II do CMEI Vera Lúcia Simão Salem e por fim, verificar os desafios e possibilidades dos professores ao trabalharem a leitura literária de forma remota. A pesquisa pretendeu responder as seguintes questões, quais são os espaços de leituras presentes nas Proinfâncias de Codó? Quais foram as práticas remotas de leitura literária nas turmas de Maternal II do CMEI Vera Lúcia Simão Salem? Desse modo a pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo e o percurso metodológico investigativo foi uma pesquisa de campo realizada no CMEI Vera Lúcia Simão Salem, utilizando como técnica de coleta de dados observação e como instrumento a aplicação de formulário online direcionado aos gestores da proinfâncias e outro aos professores do turno matutino do CMEI, e para além disso, realizou-se um recorte bibliográfico fundamentado nos autores Lajolo e Zilberman (2007), Oliveira (2007), Silva (2005) e Soares (2002 e 2011) além do respaldo pelos documentos oficiais normativos: Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e análise do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares – SNBE, da Lei 12.244, de 24 de maio de 2010 e do Projeto de Lei - PL 8484/18. Para os autores e documentos oficiais é de suma importância que a escola possua em sua estrutura espaço destinado às práticas de leitura, o ideal preconizado é que até 2024 todas as escolas possuam bibliotecas e assim possa contribuir de forma significativa para as práticas de leitura/literatura, favorecendo a formação integral da criança. A pesquisa demonstrou que para 75% dos professores as práticas de leitura literária ocorrem diariamente e para 25% apenas uma vez por semana. Durante as observações realizadas nas três turmas de Maternal II do CMEI Vera Lúcia Simão Salem constatou-se que em média as práticas de leitura literária ocorrem de três ou quatro vezes por mês. Outro dado observado é que apenas um dos quatro Proinfâncias afirma possuir biblioteca, entretanto para suprir esta necessidade todas elas contam com a existência de sala de leitura. |
Descrição: | When thinking about the formation of readers, it is important to reflect on how educational institutions organize themselves in time and space to carry out reading and Literature practices from the first stage of education or schooling. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the remote spaces and practices of literary reading present in the Proinfâncias de Codó, MA. Deepening the research, we seek to investigate the existence of a library and/or reading rooms in the Proinfancias of the Municipality of Codó-MA; to identify the practices of literary reading carried out in the Maternal II classes of the CMEI Vera Lúcia Simão Salem and, finally, to verify the challenges and possibilities of teachers when working with literary reading remotely. The research intended to answer the following questions, what are the spaces of readings present in the Proinfâncias de Codó? What were the remote practices of literary reading in Maternal II classes at CMEI Vera Lúcia Simão Salem? In this way, the research is of a quantitative and qualitative nature and the investigative methodological path was a field research carried out at CMEI Vera Lúcia Simão Salem, using observation as a data collection technique and as an instrument the application of an online form directed to the managers of childhood and another to the teachers of the morning shift of the CMEI, and in addition, a bibliographic clipping was carried out based on the authors Lajolo and Zilberman (2007), Oliveira (2007), Silva (2005) and Soares (2002 and 2011) in addition to the support by the official normative documents: Curricular Reference for Early Childhood Education - RCNEI, National Curricular Common Base - BNCC, and analysis of the National Program for Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network of Early Childhood Education - Proinfância, of the National System of School Libraries - SNBE, of Law 12,244, of May 24, 2010 and of the Bill - PL 8484/18. For authors and official documents, it is of paramount importance that the school has in its structure a space for reading practices, the recommended ideal is that by 2024 all schools have libraries and thus can contribute significantly to reading/literature practices. , favoring the integral formation of the child. The research showed that for 75% of teachers the practices of literary reading occur daily and for 25% only once a week. During the observations carried out in the three classes of Maternal II of the CMEI Vera Lúcia Simão Salem, it was found that, on average, the practices of literary reading occur three or four times a month. Another data observed is that only one of the four Proinfâncias claims to have a library, however to meet this need all of them have a reading room. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5733 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecília de Araujo Florvec.pdf | TCC de Graduação | 35,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.