Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Cecília de Jesus Sousa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T18:02:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T18:02:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5734 | - |
dc.description | Despite many discussions, and even world documents that defend the inclusion of people with disabilities in regular education, Inclusive Education is still proving to be a great challenge. Considering the current moment, as a result of the COVID-19 pandemic, education has become an even greater challenge, in which teachers and students have been adapting to this new teaching format in which it is being used so that educational development is not committed. Thus, the research "Inclusion of students with disabilities in remote teaching: challenges of the Maranhão Sobrinho School Unit in the city of Timbiras-MA" aimed to analyze how the inclusion of students with disabilities in school takes place, considering this new format of remote teaching. This qualitative-quantitative research was organized through a field research, which to obtain the data, two questionnaires were used as research instruments, one for the manager and another for the teachers of the initial series, through Google Form and WhatsApp. In order to analyze the main challenges faced by the school team in the face of this new scenario that the pandemic has imposed regarding the access and permanence of children with disabilities during remote teaching in the city of Timbiras MA. To this end, some specific objectives were necessary, such as: Checking the inclusive practices carried out by teachers to include students with some special educational need in remote teaching; Identify the main challenges faced by the manager and teachers to promote a quality Inclusive Education; Know strategies in the educational field to include children with disabilities in regular education. The bibliographic research was based on some documents such as the Federal Constitution, Declaration of Salamanca (1994), LDB (1996) in addition to other official documents, some works such as Mantoan (2003), Gil (2005), Batalla ( 2009), Caceres (2009) and other authors dealing with Inclusive Education. The results showed that there are several challenges faced by the manager and teachers in accompanying students with disabilities, and that one of them is mainly linked to the lack of teacher training to accompany these students, as teachers do not feel qualified to assist these students by guaranteeing thus an educational and effectively inclusive practice. In this way, it can be said that these students are being monitored, but it cannot be said that it is a fully inclusive education because there is still this need for planning by the school team and also by parts of the Education Departments when it comes to Inclusive Education. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar de muitas discussões, e até mesmo documentos mundiais que defende a Inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular, a Educação Inclusiva ainda vem se mostrando como um grande desafio. Considerando o momento atual, em decorrência da pandemia da COVID-19, a educação se tornou um desafio ainda maior, no qual os professores e alunos vêm se adaptando com esse novo formato de ensino no qual está sendo usado para que o desenvolvimento educacional não seja comprometido. Assim, a pesquisa “Inclusão de alunos com deficiência no ensino remoto: desafios da Unidade Escolar Maranhão Sobrinho da cidade de Timbiras-MA” teve como objetivo analisar como acontece a inclusão dos alunos com deficiência na escola, considerando esse novo formato de ensino remoto. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, foi organizada mediante uma pesquisa de campo, que para obtenção dos dados foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois questionários um para a gestora e outro para as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, através do Google Form e WhatsApp. Afim de, analisar os principais desafios enfrentados pela equipe escolar diante desse novo cenário que a pandemia impôs no que tange ao acesso e permanência das crianças com deficiência durante o ensino remoto da cidade de Timbiras-MA. Para tanto, alguns objetivos específicos foram necessários, como: Verificar as práticas inclusivas realizadas pelos docentes para incluir os alunos com alguma necessidade educacional especial no ensino remoto; Identificar os principais desafios enfrentados pela gestora e professores para promover uma Educação Inclusiva de qualidade; Conhecer estratégias do campo educacional para incluir as crianças com deficiência no ensino regular. A pesquisa bibliográfica foi baseada a partir de alguns documentos como a Constituição Federal, Declaração de Salamanca (1994), LDB (1996) além de outros documentos oficiais, também foram utilizadas algumas obras como Mantoan (2003), Gil (2005), Batalla (2009), Caceres (2009) e outros autores que tratam da Educação Inclusiva. Os resultados mostraram que vários são os desafios enfrentados pela gestora e professoras em acompanhar os alunos com deficiência, e que um deles está ligado principalmente à falta de formação dos professores para acompanhar esses alunos, pois os professores não se sentem capacitados para atender esses alunos garantindo assim uma prática educacional e efetivamente inclusiva. Dessa forma pode-se dizer que esses alunos estão sendo acompanhados, porém não se pode dizer que é um ensino totalmente inclusivo pois ainda há essa necessidade de planejamento pela esquipe escolar e também por partes das Secretarias de Educação quando se trata da Educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto; | pt_BR |
dc.subject | Desafios dos professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education; | pt_BR |
dc.subject | Remote Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Teacher challenges | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos com deficiência no ensino remoto: Desafios da Unidade Escolar Maranhão Sobrinho da Cidade de Timbiras-Ma | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion of students with disabilities in remote teaching: Challenges of Maranhão Sobrinho School Unit of the City of Timbiras-Ma | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecilia de Jesus Sousa Silva Costavec.pdf | TCC de Graduação | 15,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.