Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5736
Título: Relação Família-Escola: diálogos entre Piaget, Vygotsky e Wallon sobre afetividade
Título(s) alternativo(s): Family-School relationship: dialogues between Piaget, Vygotsky and Wallon about affectivity
Autor(es): LIMA, Elenilde Camara de
Palavras-chave: Relação família-escola;
Afetividade;
Educação Infantil;
Processo ensino-aprendizagem
Family-school relationship;
Affectivity;
Child education;
Teaching-learning process
Data do documento: 23-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: Vários fatores estão relacionados ao processo de aprendizagem da criança, dentre eles, está a afetividade. O conceito de afetividade que orienta este estudo foi proposto por Henri Wallon, e em diálogo com Piaget e Vygotsky a fim de questionarmos como a afetividade pode promover o processo ensino-aprendizagem, mediada pela relação família-escola? Assim, temos como propósito analisar o modo como a afetividade pode propor em ação o ensino-aprendizagem, mediada pela relação família-escola. O desempenho de análise iniciou-se com o conceito de emoção e sua distinção em relação à afetividade que é salutar do ponto de vista da psicogenética e difere de sentimentos e paixões. Destacamos as contribuições do pensamento walloniano para o estudo do desenvolvimento humano e os limites que sinalizam a necessidade de aprofundamento de estudos sobre as relações de afetividade no processo de aprendizagem entre os principais sujeitos, professoras/es, famílias e estudantes. Evidenciamos, em nossa análise, a emoção que a criança sente ao apreender os acontecimentos a sua volta seja na escola ou em sociedade. Dessa forma, a afetividade é indispensável no desenvolvimento educativo, por promover uma educação humananizadora. Diante disso, realizamos uma revisão de literatura sobre as principais instituições sociais, como a família e a escola utilizando autores como Piateg, Vygotsky e Wallon. A pesquisa teve como foco a abordagem qualitativa e descritiva, com enfoque no materialismo dialético. Desenvolvemos uma etapa de campo, realizada entre março e junho do corrente ano no CMEI Arco-íris, localizado no município de Codó-MA. As técnicas utilizadas foram a observação e o questionário direcionado aos docentes e às famílias das/os estudantes, do turno matutino e vespertino. Diante dos dados coletados, observamos que a afetividade é de grande importância no processo educativo, pois com amor, atenção, respeito e carinho, o processo ensino-aprendizagem acontece de forma mais prazerosa e significativa para as crianças, ainda que o convívio familiar possa dificultar essa abordagem em sala de aula.
Descrição: Several factors are related to the child's learning process, among them is affectivity. The concept of affectivity that guides this study was proposed by Henri Wallon and in dialogue with Piaget and Vygotsky in order to question how affectivity can promote the teaching-learning process, mediated by the family-school relationship? Thus, we aim to analyze how affectivity can promote the teaching-learning process, mediated by the family-school relationship. The analysis process began with the concept of emotion and its distinction in relation to affectivity, which is healthy from a psychogenetic point of view and differs from feelings and passions. We highlight the contributions of Wallonian thought to the study of human development and the limits that signal the need for further studies on affective relationships in the learning process between the main subjects, teachers/es, families and students. We evidenced, in our analysis, the emotion that the child feels when apprehending the events around him, whether at school or in society. In this way, affection is indispensable in the educational process, as it promotes a humanizing education. In view of this, we carried out a literature review on the main social institutions, such as the family and the school, using authors such as Piateg, Vygotsky and Wallon. The research focused on a qualitative and descriptive approach, focusing on dialectical materialism. We developed a field stage, carried out between March and June of this year at CMEI Arco-Íris, located in the municipality of Codó-MA. The techniques used were observation and the questionnaire directed to the teachers, the school coordinator and the families of the students, in the morning and afternoon shifts. In view of the collected data, we observed that affectivity is of great importance in the educational process, because with love, attention, respect and affection, the teaching-learning process takes place in a more pleasant and meaningful way for children, even though family life can make it difficult. This approach in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5736
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenilde Camara de Limavec.pdfTCC de Graduação9,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.