Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRITO, Emanuele Correa-
dc.date.accessioned2022-11-04T11:04:37Z-
dc.date.available2022-11-04T11:04:37Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5737-
dc.descriptionIn the present work, reading and writing practices in the early years of elementary school will be addressed, with emphasis on teaching practice and the recording of reading and writing practices at school. To base this work, bibliographical research was carried out in which works that are interested in the theme and that organize theoretical-didactic proposals in this direction can be selected. In this way, the works and research of Freire (2003), Cagliari (2001), Ferreiro (2004), Gadotti (1982), and the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017) were consulted. The second part was a field research at the public school C.E.Fundamental Aurea Alvim, located in the municipality of Timbiras, in Maranhão, seeking to register reading practices and textual production in classes. Observations were made in a fifth-grade class. In addition to the observation, a questionnaire was applied with some questions to the educator responsible for the class, in addition to observing how the content was applied and how she dealt with the difficulties that arose. Among the students, we observed how they were dealing with the activities and with the applied content, their difficulties. At the end, the students applied a task of creating text from an image, to evaluate them. The results show that writing and reading are still a great difficulty in the investigated school, in addition to reflecting a Portuguese language teaching that is already quite old and harmful to the development of students' communicative skills. The research aims to understand how the theory is applied in everyday school life.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho, serão abordadas práticas de leitura e de escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, com destaque para a prática docente e o registo de práticas de leitura e escrita na escola. Para basear o presente trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica em que se pode selecionar trabalhos que se interessam pelo tema e que organizam propostas teórico-didáticas nessa direção. Dessa forma, foram consultados os trabalhos e pesquisas de Freire (2003), Cagliari (2001), Ferreiro (2004), Gadotti (1982), e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A segunda parte foi realizada uma pesquisa de campo na escola pública C.E.Fundamental Aurea Alvim, localizada no município de Timbiras, no Maranhão buscando registrar práticas de leitura e produção textual nas aulas. As observações foram feitas em uma turma de quinto ano. Além da observação, foi feita a aplicação de um questionário com algumas perguntas para a educadora responsável pela turma, além de observar a forma de aplicação do conteúdo e como ela lidava com as dificuldades que surgiam. Entre os alunos, observamos como eles estavam lidavam com as atividades e com o conteúdo aplicado, suas dificuldades. Ao final, foi feita a aplicação, entre os alunos, de uma tarefa de criação de texto a partir de uma imagem, para avaliá-los. Os resultados mostram que a escrita e a leitura ainda são uma grande dificuldade na escola investigada, além de isso ser o reflexo de um ensino de língua portuguesa que já é bastante antigo e prejudicial para o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos. A pesquisa tem como objetivo compreenter como é a aplicação da teoria no dia a dia escolar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeitura e Escrita;pt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica;pt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectReading and writing;pt_BR
dc.subjectPedagogical Practice;pt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titlePraticas de Leitura e Escrita na Escola : Registrando Atividades em uma Escola do ensino Fundamental do Município de Timbiras MApt_BR
dc.title.alternativeReading and Writing Practices at School: Recording Activities in a Elementary School of the Municipality of Timbiras MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuele Correa Britovec.pdfTCC de Graduação7,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.