Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5738
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIOS, Fernanda Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T11:15:08Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04T11:15:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5738 | - |
dc.description | Abstract: This article addresses the conceptions of managers of municipal schools in Codó MA about the work of school management in the context of the Covid 19 pandemic. management in the context of the COVID-19 pandemic. The present research has a qualitative approach, in which a field research was developed, with the application of a questionnaire to five managers of municipal schools in Codó. The questionnaire, composed of 07 (seven) closed questions and 09 (open). This study is based on authors such as Libâneo (2013), Oliveira (2005), Gadotti (2014), Paro (2002), Garcia (2020), among others. The results show that there were many impacts resulting from the pandemic, which in turn affected the work of management in schools, required managers to reinvent and resignify their practices in view of the challenges brought by the management of digital education. Remote teaching demanded: the use of digital platforms, teacher training focused on this new context, access to these technologies by the subjects involved in the process (students, teachers, parents, etc.), in short, it was necessary to redesign the curriculum of the school of in order to meet the diversities of the demands presented. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda sobre as concepções dos gestores das escolas municipais de Codó-MA sobre o trabalho da gestão escolar no contexto de pandemia do Covid 19. Tem por objetivo analisar as impressões dos gestores das escolas municipais de Codó sobre os desafios e possibilidades vivenciados no trabalho de gestão no contexto de pandemia da COVID-19. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário a cinco gestores de escolas municipais de Codó. O questionário, composto por 07 (sete) perguntas fechadas e 09 (abertas). Fundamenta-se esse estudo em autores como Libâneo (2013), Oliveira (2005), Gadotti (2014), Paro (2002), Garcia (2020), dentre outros. Os resultados apontam que muitos foram os impactos decorrentes da pandemia, estes por sua vez afetaram o trabalho da gestão nas escolas, exigiram dos gestores uma reinvenção e ressignificação de suas práticas tendo em vista os desafios trazidos pela gestão da educação digital. O ensino remoto demandou: o uso de plataformas digitais, formação de professores voltada para esse novo contexto, acesso às essas tecnologias por parte dos sujeitos envolvidos no processo (estudantes, docentes, pais etc), enfim, foi preciso replanejar o currículo da escola de forma a atender as diversidades das demandas apresentadas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid 19; | pt_BR |
dc.subject | Escola; | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias; | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject | Democratic management; | pt_BR |
dc.subject | Covid 19 pandemic; | pt_BR |
dc.subject | School; | pt_BR |
dc.subject | New technologies; | pt_BR |
dc.subject | School manager | pt_BR |
dc.title | O trabalho da gestão escolar no contexto de pandemia: concepções dos gestores escolares da rede municipal de ensino de Codó-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The work of school management in the context of a pandemic: conceptions of the school managers of the municipal education network of Codó-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Sousa Riosvec.pdf | TCC de Graduação | 8,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.