Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5739
Título: A relação da afetividade com o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos docentes do 3º ao 5º anos do ensino fundamental da escola municipal João Temístocles
Título(s) alternativo(s): The relationship of affectivity with teaching and learning in the perspective of teachers from the 3rd to 5th years of elementary school at João Temístocles municipal school
Autor(es): CRUZ, Francilene Vaz Da
Palavras-chave: Afetividade;
Ensino e Aprendizagem;
Relação professor e aluno
Affectivity;
Teaching and learning;
Teacher and student relationship
Data do documento: 23-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente artigo trata sobre a afetividade no espaço escolar, principalmente quando se refere à relação professor e aluno. Teve por objetivo analisar a relação da afetividade com processo de ensino e aprendizagem na perspectiva dos docentes do 3º ao 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal João Temistócles. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário a seis professores. O questionário, composto por 10 questões, sendo 03 (três) perguntas fechadas e 07 (sete) perguntas abertas. Fundamenta-se esse estudo em autores como, Almeida (2008), Vieira (2014), Sarmento (2010), Silva (2020), Gil (2017) dentre outros. Os resultados mostram que após discorrer sobre a afetividade, a partir de leituras em diferentes fontes, percebeu-se o quão ela é relevante para a construção social das crianças. Constatou-se ainda, através da pesquisa de campo, que os professores foram unânimes ao concordarem com a eficiência da aprendizagem por meio da afetividade, uma vez que ela contribui para o desenvolvimento integral do aluno, além de possibilitar que aprendizagens sejam construídas pelas emoções e experiências diversas na interação com o outro e com o mundo.
Descrição: This article deals with affectivity in the school space, especially when referring to the teacher and student relationship. It aimed to analyze the relationship between affectivity and the teaching and learning process from the perspective of teachers from the 3rd to 5th grades of elementary school at Escola Municipal João Temistócles. The present research is of qualitative approach, which was developed a field research, with application of a questionnaire to six professors. The questionnaire consists of 10 questions, 03 (three) closed questions and 07 (seven) open questions. This study is based on authors such as Almeida (2008), Vieira (2014), Sarmento (2010), Silva (2020), Gil (2017) among others. The results show that after discussing affectivity, from readings in different sources, it was realized how relevant it is to the social construction of children. It was also found, through field research, that teachers were unanimous in agreeing with the efficiency of learning through affectivity, since it contributes to the integral development of the student, in addition to enabling learning to be built by emotions and emotions. diverse experiences in the interaction with the other and with the world.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5739
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francilene Vaz da Cruzvec.pdfTCC de Graduação6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.