Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Geovana Coelho de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-04T11:44:03Z-
dc.date.available2022-11-04T11:44:03Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5741-
dc.descriptionThe educational sphere allows the acquisition of scientific knowledge and about life, it is the place that explores and makes it possible to discuss issues that directly interfere in the students' lives, as well as to understand the historical process that encompasses the way society is organized. Therefore, the work seeks to understand the importance of a school literature that portrays and demonstrates the importance not only of Dandara, but of other black women who helped in social construction. With this, the work is divided into two parts, a priori bibliographic research and then data analysis carried out at the Leônidas Pessoas school in the city of Pirapemas-MA. The questionnaire has 28 objective and subjective questions, with the participation of three teachers from the fourth and fifth years of elementary school, to understand how the teachers expose contents that exalt black culture, above all, the active participation of the female Afro-Brazilian being, in the social environment.Therefore, this article uses some authors who help in writing and reflecting on the subject addressed. Such as, RIBEIRO (2018) which exposes information about black feminism and racial issues, using her life trajectory as an example. SANTOS that gives appreciation to black women, referring to Dandara de Palmares. ARAÚJO (2013) makes deep reflections when addressing gender issues, in which established inequalities are noted, repressing the existence of black women. Black women actively participated in social construction, however, they did not obtain the necessary recognition. The school environment follows this same line of thought, observing the invisibility of Dandara de Palmares in the school environment.pt_BR
dc.description.abstractA esfera educacional permite a obtenção de conhecimentos científicos e sobre a vida, é o local que explora e possibilita discutir assuntos que interferem diretamente na vida do alunos, bem como entender o processo histórico que engloba a forma como a sociedade se organiza. Diante desse cenário, este trabalho busca perceber a importância de uma literatura escolar que retrate e demonstre a importância não somente de Dandara dos Palmares, mulher negra que lutou pelos direitos de uma população que foi silenciada, mas de outras mulheres negras que auxiliaram na construção social. O estudo está dividido em duas partes, primeiramente a pesquisa bibliográfica, depois a análise de dados realizada na escola Leônidas Pessoa, na cidade de Pirapemas-MA. Foi aplicado um questionário com 28 perguntas objetivas e subjetivas, aplicado a três professoras do quarto e do quinto ano do ensino fundamental, para entender como essas docentes expõem conteúdos que exaltam a cultura negra, sobretudo, a participação ativa do ser afro-brasileira feminina, no ambiente social. Para tanto, o presente artigo utiliza de alguns autores e autoras que auxiliam na escrita e reflexão do assunto abordado, tais como (RIBEIRO, 2018), que expõe informações sobre feminismo negro e questões raciais, utilizando sua trajetória de vida como exemplo. Recorremos também a (SANTOS, ANO), que alude à valorização da mulher negra, fazendo referência à Dandara de Palmares e (ARAÚJO, 2013), que faz profundas reflexões ao abordar questões de gênero, no qual se notam as desigualdades estabelecidas, reprimindo a existência da mulher negra. A mulher negra participou ativamente da construção social, no entanto não obteve o reconhecimento necessário e, paradoxalmente, o ambiente escolar segue essa mesma linha de pensamento de negar seu legado, observando-se a invisibilidade de Dandara de Palmares, no meio escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMulher Negra;pt_BR
dc.subjectDesigualdade Racial;pt_BR
dc.subjectAmbiente escolar;pt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBlack Woman;pt_BR
dc.subjectRacial Inequality;pt_BR
dc.subjectSchool Environment;pt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA: Análise sobre o ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeTHE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE BLACK WOMAN: Analysis of the school environmentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geovana Coelho de Souza Limavec.pdfTCC de Graduação13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.