Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5742
Título: OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TIMBIRAS, MA: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): THE READING SPACES OF CHILD EDUCATION SCHOOLS OF TIMBIRAS, MA: challenges and possibilities
Autor(es): ARAUJO, Gilcikeila Paiva de
Palavras-chave: Bibliotecas;
Espaços de leitura;
Educação Infantil;
Formação de Leitores
Libraries;
Reading spaces;
Child education;
Training of Readers
Data do documento: 24-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A leitura é fundamental para o desenvolvimento de cada indivíduo, pois ela influenciará de forma direta na sua formação. Nesse sentido, pode-se dizer que as bibliotecas se apresentam como um espaço que visa contribuir para este desenvolvimento. Partindo disso, a pesquisa pretende responder a seguinte questão: as escolas de educação infantil de Timbiras possuem um espaço destinado à leitura, ou seja, uma biblioteca? Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar se existem espaços de leitura nas escolas de educação infantil, na cidade de Timbiras, MA. Buscou-se ainda apresentar o surgimento da biblioteca, compreender a importância da biblioteca escolar e conhecer os espaços onde ficam armazenados os acervos literários dos Centros de Educação Infantil em Timbiras, MA. Para o desenvolvimento deste artigo, se apoiou na abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico autores como: Campello (2003); Waldeck (1999); Durban (2012); Ferreira (2015); Madureira (1985); Silva (2019). Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo em todos os Centros de Educação Infantil (CEI) em Timbiras, MA, tendo como instrumento a aplicação de um questionário aos gestores e supervisores. Observou-se que as bibliotecas escolares são espaços que exercem um papel imprescindível na escola. Além disso, por meio da coleta de dados, foi possível constatar que não há bibliotecas e espaços destinados para os acervos nas escolas investigadas.
Descrição: Reading is fundamental for the development of each individual, as it will directly influence their training. In this sense, it can be said that libraries present themselves as a space that aims to contribute to this development. Based on this, the research intends to answer the following question: do early childhood schools in Timbiras have a space for reading, that is, a library? Thus, the present research has as general objective to investigate if there are spaces for reading in early childhood schools, in the city of Timbiras, MA. It was also sought to present the emergence of the library, to understand the importance of the school library and to know the spaces where the literary collections of the Early Childhood Education Centers in Timbiras, MA are stored. For the development of this article, it was supported by the qualitative approach, having as theoretical contribution authors such as: Campello (2003); Waldeck (1999); Durban (2012); Ferreira (2015); Madureira (1985); Silva (2019). In addition, a field survey was carried out in all Early Childhood Education Centers (CEI) in Timbiras, MA, using the application of a questionnaire to managers and supervisors as an instrument. It was observed that school libraries are spaces that play an essential role in school. In addition, through data collection, it was possible to verify that there are no libraries and spaces destined for the collections in the investigated schools.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5742
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilcikeila Paiva de Araujovec.pdfTCC de Graduação8,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.