Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5743
Título: AS IMPLICAÇÕES DO CAPITAL CULTURAL NO APRENDIZADO DAS/OS ESTUDANTES: Uma análise em uma escola rural na comunidade Cajazeiras Codó-MA
Título(s) alternativo(s): THE IMPLICATIONS OF CULTURAL CAPITAL IN THE LEARNING OF THESE STUDENTS: An analysis in a rural school in the Cajazeiras community Codó-MA
Autor(es): SILVA, Gisele Barbosa da
Palavras-chave: Capital Cultural;
Pierre Bourdieu;
Estudantes;
Educação Infantil
Cultural Capital;
Pierre Bourdieu;
students;
Child education
Data do documento: 22-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa intitulada As implicações do capital cultural no aprendizado das/os estudantes aborda o impacto que a temática causa no sistema de ensino; busca mostrar como a sociedade enxergava a escola e como realmente ela era de fato. Para isso, analisaremos questões como o impacto que a origem social exerce sobre o acúmulo do capital cultural e como a mesma provoca desigualdades em relação aos aprendizados dos estudantes e esclarecemos qual papel a família exerce na vida escolar dos filhos. Ao logo da pesquisa conceituamos cultura, cultura popular e erudita, capital cultural, habitus e Campo. Explicamos o que é violência simbólica, arbitrariedade e quando as mesmas acontecem, tendo como referência o viés do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Destacamos a importância da teoria do autor, os modos de acumular capital cultural e as formas de transmissão dele. Depois de alguns anos desde que Bourdieu esclareceu esses aspectos, realizamos o exercício de imaginar como seria os novos meios de obter capital cultural atualmente. Diante disso, pensamos a tecnologia como um meio possível de acessar o capital cultural por sua enorme abrangência. Como forma de complementar a revisão bibliográfica, procuramos desenvolver uma pesquisa de campo de natureza qualitativa com enfoque fenomenológico para analisar os conhecimentos que os/as professores/as tem sobre a temática. Nesse ínterim, realizamos observação participante em duas salas de aulas da Educação Infantil para observar como o capital cultural e outros conceitos desenvolvidos por Bourdieu aparecem no dia a dia dentro da sala de aula e, sobretudo, na relação professor/a e estudante. Logo mais, desenvolvemos um questionário com perguntas relativas à temática com as duas professoras que observamos as aulas. Percebemos que embora Bourdieu indique dificuldades e o fato de que as desigualdades exercidas pelo sistema de ensino não aparecem claramente, ele não esclarece quais medidas tomar para promover as mudanças no âmbito escolar. Contudo, sua teoria fornece uma série de elementos que fazem pensar e questionar como o sistema de ensino e o sistema social são organizados. Através da observação da prática das/os participantes da pesquisa não percebemos o exercício da violência simbólica e nem de arbitrariedade cultural dominante. Durante o desenvolvimento do questionário, notamos que o termo capital cultural não é um tema que as professoras têm costume de ouvir e usar, mas mesmo assim, a maioria das respostas delas estão de acordo com o que foi posto por Bourdieu. Assim conseguimos identificar as suas concepções a respeito do tema.
Descrição: The present research entitled The implications of cultural capital for students' learning addresses the impact that the theme causes in the education system; seeks to show how society saw the school and how it really was. For this, we will analyze issues such as the impact that social origin has on the accumulation of cultural capital and how it causes inequalities in relation to student learning and we clarify what role the family plays in the school life of their children. Along the research we conceptualize culture, popular and erudite culture, cultural capital, habitus and field. We explain what symbolic violence, arbitrariness is and when they happen, having as a reference the bias of French sociologist Pierre Bourdieu. We emphasize the importance of the author's theory, the ways of accumulating cultural capital and the ways of transmitting it. After a few years since Bourdieu clarified these aspects, we carried out the exercise of imagining what the new means of obtaining cultural capital would look like today. In view of this, we think of technology as a possible means of accessing cultural capital due to its enormous scope. As a way of complementing the literature review, we tried to develop a field research of a qualitative nature with a phenomenological approach to analyze the knowledge that teachers have on the subject. In the meantime, we carried out participant observation in two Early Childhood Education classrooms to observe how cultural capital and other concepts developed by Bourdieu appear in everyday life in the classroom and, above all, in the teacher-student relationship. Soon after, we developed a questionnaire with questions related to the theme with the two teachers who observed the classes. We realize that although Bourdieu indicates difficulties and the fact that the inequalities exerted by the education system do not appear clearly, he does not clarify what measures to take to promote changes in the school environment. However, his theory provides a series of elements that make us think and question how the education system and the social system are organized. By observing the practice of the research participants, we did not perceive the exercise of symbolic violence or dominant cultural arbitrariness. During the development of the questionnaire, we noticed that the term cultural capital is not a theme that teachers are used to hearing and using, but even so, most of their answers are in agreement with what was put by Bourdieu. In this way, we were able to identify their conceptions on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5743
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele Barbosa da Silvavec.pdfTCC de Graduação21,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.