Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Ingrid Canandra Serra de-
dc.date.accessioned2022-11-04T12:13:58Z-
dc.date.available2022-11-04T12:13:58Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5744-
dc.descriptionPlanning in the educational field, especially in the actions of the teacher in the school space, becomes an irreplaceable tool for pedagogical practice, that is, planning is a viable way to achieve the intended objectives. In this sense, the research sought to discuss and investigate about planning in the classroom, with the aim of verifying what is the teachers' view on the practice of school planning, which conception about the importance of planning for the daily classroom. how planning contributes to the improvement of the teaching-learning process and how often the teacher plans his or her school activities. The verification of the data occurred through field research, where a questionnaire was prepared in Likert scale format, applied to 20 teachers of some public schools in the city of Codó-Ma. A bibliographic analysis was also made based on the authors: Evangelista (2011); Haydt (2011); Salermoa (2018); Thomazi and Asinelli (2009); among others. For these authors, planning is present in our daily lives, whether in the personal or professional area, because planning is a process that involves reflection, elaboration and action. The results obtained through the application of the questionnaire showed that a significant number of teachers understand the importance of planning and agree that the act of planning is vital for the teaching-learning process and needs to be continuous to provide the best quality in the educational process.pt_BR
dc.description.abstractO planejamento no âmbito educacional, principalmente nas ações do professor no espaço escolar, torna-se uma ferramenta insubstituível para prática pedagógica, ou seja, o planejamento é um caminho viável para se atingir os objetivos previstos. Neste sentido, a pesquisa buscou discutir e investigar acerca do planejamento em sala de aula, com o objetivo de verificar qual a visão dos professores em relação à prática do planejamento escolar, qual concepção sobre a importância do planejamento para o dia a dia de sala de aula, como o planejamento contribui para a melhoria do processo ensino aprendizagem e com qual frequência o professor planeja suas atividades escolares. A averiguação dos dados, ocorreu por intermédio de pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário no formato escala Likert, aplicado a 20 professores de algumas escolas da rede pública de ensino na cidade de Codó-Ma. Também foi feita uma análise bibliográfica com base nos autores: Evangelista (2011); Haydt (2011); Salermoa (2018); Thomazi e Asinelli (2009); entre outros. Para estes autores o planejamento está presente em nosso dia a dia, seja na área pessoal ou profissional, pois o planejamento é um processo que envolve reflexão, elaboração e ação. Os resultados obtidos através da aplicação do questionário, permitiu observar que um número significativo de professores compreende a importância do planejamento e concordam que o ato de planejar é vital para o processo de ensino aprendizagem, precisando ser contínuo, para proporcionar a melhor qualidade no processo educacional.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPlanejamento;pt_BR
dc.subjectPrática docente;pt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanning;pt_BR
dc.subjectTeaching practice;pt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.title: O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEMpt_BR
dc.title.alternativePLANNING AS AN ESSENTIAL TOOL FOR TEACHING LEARNING PROCESSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid Canandra Serra de Sousavec.pdfTCC de Graduação11,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.