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http://hdl.handle.net/123456789/5745
Título: | DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DE TIMBIRAS – MA |
Título(s) alternativo(s): | OFFICIAL DOCUMENTS OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LINGUISTIC VARIATION: A RESEARCH IN SCHOOLS DE TIMBIRAS - MA |
Autor(es): | SOUSA, Jardiele da Silva de |
Palavras-chave: | Documentos curriculares; Variação linguística; Ensino de língua materna Curricular documents; Linguistic variation; Mother tongue teaching |
Data do documento: | 24-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A necessidade de comunicação entre os indivíduos de culturas, formas de pensar e interpretar o mundo de diferentes maneiras leva a diversidade de modos de falar e expressar por meio da língua. É esse fenômeno que ficou conhecido como variação linguística, que se apresenta através da diversidade de formas linguística e de expressão. A variação linguística é um fenômeno que se apresenta em todos os níveis linguísticos. Desse modo, a variação linguística pode ocorrer no nível fonético/fonológico, lexical, sintático, textual-discursivo. Entende-se, nessa direção, que a diversidade linguística é um fenômeno natural e que colabora com a comunicação em diferentes contextos. Do ponto de vista educacional, a variação linguística tem sido reconhecida porque ela também revela a diversidade cultural da nossa sociedade, além de ser um importante aspecto que permite que a língua seja funcional em diferentes contextos comunicativos. Do ponto de vista social, muitas vezes, a variação linguística é entendida como um problema de comunicação e ideias de “falar errado’’ e outros dizeres pejorativos sobre diferentes formas de falar acabam surgindo. Partindo desse contexto, esse trabalho buscou investigar como os documentos curriculares que norteiam o ensino no Brasil tratam a temática da variação linguística e como as escolas brasileiras têm trabalhado o tema. Neste trabalho, servirão como ponto de partida as escolas C. E. F. Áurea Alvim, C.E.F. Faustina Araújo e C.E.F José Sarney ambas escolas de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade de Timbiras – MA. Para apoiar as discussões apresentadas, o trabalho tem como base teórica os estudos e reflexões feitos na Sociolinguística Educacional, em especial, os trabalhos de Faraco (2008), Zilles e Faraco (2015) e Bagno (2016) entre outros autores que tratam da problemática da variação linguística na escola. Para a análise dos documentos, foi feita uma análise qualitativa interpretativa de documentos oficiais que orientam a educação brasileira: Na esfera nacional, foram feitas buscas de trechos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tratam sobre variação linguística e seus temas; na esfera estadual, as buscas pelos mesmos trechos foram realizadas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) e em esfera municipal foram feitas buscas no Plano Municipal de Timbiras e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas citadas anteriormente. A pesquisa identificou que o tema da variação é uma realidade em alguns desses documentos, no entanto, com maior abrangência na BNCC, seguida do DCTM. O plano de Timbiras trata do tema de modo indireto, assim como os PPP. A presença dessa temática nesses documentos indica um início de uma discussão necessária ao ensino da língua materna como um todo que envolve a diversidade linguística e o respeito pela multiplicidade de culturas na escola. |
Descrição: | The need for communication between individuals of cultures, ways of thinking and interpreting the world in different ways leads to the diversity of ways of speaking and expressing through language. It is this phenomenon that became known as linguistic variation, which presents itself through the diversity of linguistic and expression forms. Linguistic variation is a phenomenon that appears at all linguistic levels. Thus, linguistic variation can occur at the phonetic/phonological, lexical, syntactic, textual-discursive level. It is understood, in this direction, that linguistic diversity is a natural phenomenon and that it collaborates with communication in different contexts. From an educational point of view, linguistic variation has been recognized because it also reveals the cultural diversity of our society, in addition to being an important aspect that allows the language to be functional in different communicative contexts. From a social point of view, linguistic variation is often understood as a problem of communication and ideas of “saying it wrong” and other pejorative sayings about different ways of speaking end up emerging. Based on this context, this work sought to investigate how the curricular documents that guide teaching in Brazil deal with the theme of linguistic variation and how Brazilian schools have worked on the theme. In this work, the schools C. E. F. Áurea Alvim, C.E.F. Faustina Araújo and C.E.F José Sarney both elementary schools, early years, in the city of Timbiras - MA. To support the discussions presented, the work is theoretically based on studies and reflections made in Educational Sociolinguistics, in particular, the works of Faraco (2008), Zilles and Faraco (2015) and Bagno (2016) among other authors that deal with the problem of linguistic variation at school. For the analysis of the documents, an interpretative qualitative analysis of official documents that guide Brazilian education was carried out: At the national level, excerpts were searched in the National Common Curricular Base (BNCC) that deal with linguistic variation and its themes; at the state level, searches for the same passages were carried out in the Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) and at the municipal level, searches were carried out in the Municipal Plan of Timbiras and in the Pedagogical Political Projects of the schools mentioned above. The research identified that the theme of variation is a reality in some of these documents, however, with greater coverage in the BNCC, followed by the DCTM. The Timbiras plan addresses the issue indirectly, as do the PPPs. The presence of this theme in these documents indicates the beginning of a necessary discussion for the teaching of the mother tongue as a whole that involves linguistic diversity and respect for the multiplicity of cultures at school. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5745 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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