Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5746
Título: O LIVRO PARADIDÁTICO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DA ESCOLA PEQUENO POLEGAR DE CODÓ – MA: contribuições para o ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): THE PARADIDATIC BOOK FROM THE PERSPECTIVE OF CODÓ - MA PEQUENO POLEGAR SCHOOL TEACHERS : contributions to teaching and learning
Autor(es): OLIVEIRA, Jeovana Moreira de
Palavras-chave: Leitura;
Livro Paradidático;
Práticas docentes
Reading;
Paradidactic Book;
Teaching practices
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: UFMA
Resumo: Assim como os livros didáticos e literários o livro paradidático é uma ferramenta indispensável no processo de aprendizagem, uma vez que possui aspectos que os ligam ao ambiente escolar. Posto isto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do livro paradidático enquanto instrumento de aprendizagem nas turmas de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental do Escola Pequeno Polegar de Codó – MA, além de analisar aspectos relevantes sobre a papel da leitura na sala de aula; compreender a importância do livro paradidático na aprendizagem dos alunos; verificar as práticas de leitura desenvolvidas a partir dos livros paradidáticos. Assim, esta pesquisa é de caráter quanti-qualitativa e possui como instrumento de coleta a ferramenta Google Forms. Vale ressaltar que a disposição de investigar acerca deste tema partiu das experiências vividas no estágio I de educação infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMA, Campus Codó, e também das discussões levantadas na disciplina de Literatura e Educação além das vivências como docente na Escola Pequeno Polegar de Codó – MA. Como fundamentação bibliográfica esta monografia baseou-se nos autores Laguna (2001); Munakata (1997); Zamboni (1991); Paiva e Oliveira (2010); Zilberman e Lajolo (2019); Castange (2016); Paulucio e Carvalho (2018); Programa Nacional de Livro Didático (PNLD); Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros. Ambos os autores e documentos legais evidenciam a leitura com um componente fundamental no processo de aprendizagem e como principal objeto de leitura temos presentes na maioria das escolas o livro, bem como o livro paradidático. Desse modo, com base nos dados coletados esta pesquisa constatou que as professoras da Escola Pequeno Polegar veem o livro paradidático como um grande aliado na promoção do ensino-aprendizagem.
Descrição: As well as textbooks and literary books, the paradidactic book is an indispensable tool in the learning process, since it has aspects that link them to the school environment. That said, this research has the general objective of analyzing the contributions of the paradidactic book as a learning tool in early childhood education classes and in the early years of elementary school at Escola Pequeno Polegar de Codó - MA, in addition to analyzing relevant aspects about the role of reading in the classroom; understand the importance of textbooks in student learning; to verify the reading practices developed from the paradidactic books. Thus, this research is of a quantitative-qualitative nature and has the Google Forms tool as a collection instrument. It is worth mentioning that the willingness to investigate this topic came from the experiences lived in stage I of early childhood education of the Degree in Pedagogy at UFMA, Campus Codó, and also from the discussions raised in the discipline of Literature and Education in addition to the experiences as a teacher at the School Small Thumb of Codó – MA. As a bibliographic basis, this work was based on the authors Laguna (2001); Munakata (1997); Zamboni (1991); Paiva and Oliveira (2010); Zilberman and Lajolo (2019); Castang (2016); Paulucio and Carvalho (2018); National Textbook Program (PNLD); National Curricular Common Base (BNCC); National Curriculum Parameters (PCNs); Education Guidelines and Bases Law (LDB) and others. Both authors and legal documents evidence reading as a fundamental component in the learning process and as the main object of reading we have the book present in most schools, as well as the paradidactic book. Thus, based on the data collected, this research found that the teachers of Escola Pequeno Polegar see the paradidactic book as a great ally in the promotion of teaching and learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5746
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeovana Moreira de Oliveiravec.pdfTCC de Graduação18,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.