Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5747
Título: LITERATURA INFANTIL: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): CHILDREN'S LITERATURE: THE ART OF TELLING STORIES AND ITS CONTRIBUTION TO THE EDUCATION OF READERS IN CHILD EDUCATION
Autor(es): SILVA, Jessica Mayara Do Nascimento
Palavras-chave: Contação de Histórias;
Literatura Infantil;
Educação Infantil
Storytelling;
Children's literature;
Child education
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: UFMA
Resumo: Tendo como objetivo a análise da arte de contar histórias na educação infantil, como processo de formação de novos leitores, a presente pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa bibliográfica, baseada em Marconi e Lakatos (2002). Foram analisadas 11 pesquisas científicas sobre o tema, publicadas nos últimos dez anos, em dois consagrados acervos eletrônicos: a Scielo (Scientific Electronic Library Online) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Verificou-se que a contação de histórias na educação infantil é um campo interdisciplinar, com contribuições da Educação, Letras e Artes, que abordam o tema a partir de diversas perspectivas: cultura corporal; imaginação e criatividade; expressão e comunicação; formação de professores; e incentivo à leitura. Sobre esse último ponto, há um consenso entre os pesquisadores sobre a importância da contação de histórias na formação de novos leitores, desenvolvendo o hábito da leitura como atividade lúdica e prazerosa, capaz de formar um cidadão crítico e criativo, apto para respeitar a diversidade cultural.
Descrição: Aiming at analyzing the art of storytelling in early childhood education, as a process of training new readers, this research used the methodology of bibliographic research. Eleven scientific researches on the subject, published in the last ten years, in two renowned electronic collections, were analyzed: Scielo (Scientific Electronic Library Online) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It was found that storytelling in early childhood education is an interdisciplinary field, with contributions from Education, Letters and Arts, which approach the theme from different perspectives: body culture; imagination and creativity; expression and communication; teacher training; and encouragement to read. On this last point, there is a consensus among researchers on the importance of storytelling in the formation of new readers, developing the habit of reading as a playful and enjoyable activity, capable of forming a critical and creative citizen, able to respect cultural diversity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5747
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Mayara do Nascimento Silvavec.pdfTCC de Graduação12,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.