Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFORTES, Jéssica Sthefany de Almada-
dc.date.accessioned2022-11-04T12:56:57Z-
dc.date.available2022-11-04T12:56:57Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5748-
dc.descriptionThe presence of Literature in school institutions is essential for the development of students, considering that through it students can develop skills that are essential for their training. In this sense, the present work had as general objective to analyze the importance of literary reading from the perspective of the teachers of the CMEI Vera Lúcia Simão Salem, located in Codó - Maranhão. As well as identifying the practices of literary reading in the classroom; to verify the professors' conception in relation to literature and to know the strategies that professors use to work with literature. Thus, the research aimed to answer the following problematic question: What is the importance of Literature in the perspective of the teachers of this school? The investigation had as a qualitative research approach, organized in two moments, the theoretical foundation based on the theorists: Lajolo and Zilberman (2007); Candido (1972); Soares (1998); Cosson and Souza (2011), among others; and, the field research that took place at CMEI Vera Lúcia Simão Salem. Observation was carried out in the classroom and a questionnaire was applied to the institution's professors to obtain data. Thus, the research showed through the questionnaires and observations at the CMEI, that teachers understand the importance of literature and see it as essential in the lives of students, however the textbook is still predominant, because its use is more frequent.pt_BR
dc.description.abstractA presença da Literatura nas instituições escolares é algo primordial para o desenvolvimento dos alunos, tendo em vista que por meio dela os educandos podem desenvolver habilidades que são essenciais para a sua formação. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar a importância da leitura literária na perspectiva dos docentes do CMEI Vera Lúcia Simão Salem, localizado em Codó – Maranhão. Bem como também, identificar as práticas de leitura literária na sala de aula; verificar a concepção dos docentes em relação a literatura e conhecer as estratégias que os docentes utilizam para trabalhar a literatura. Dessa forma, a pesquisa teve como propósito responder a seguinte questão problemática: Qual a importância da Literatura na perspectiva dos docentes desta escola? A investigação teve como abordagem de pesquisa qualitativa, organizada em dois momentos, a fundamentação teórica baseada nos teóricos: Lajolo e Zilberman (2007); Cândido (1972); Soares (1998); Cosson e Souza (2011), dentre outros; e, a pesquisa de campo que ocorreu no CMEI Vera Lúcia Simão Salem. Foi realizada a observação em sala e aplicado um questionário aos docentes da instituição para a obtenção dos dados. Sendo assim, a pesquisa evidenciou através dos questionários e das observações no CMEI, que os docentes entendem a importância da literatura e veem ela como essencial na vida dos educandos, entretanto o livro didático ainda é predominante, pois o seu uso é mais frequente.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFormação de Professores;pt_BR
dc.subjectLeitura Literária;pt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeacher training;pt_BR
dc.subjectLiterary Reading;pt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleA LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES NO CMEI VERA LÚCIA SIMÃO SALEM DE CODÓ, MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeLITERARY READING FROM THE PERSPECTIVE OF TEACHERS AT CMEI VERA LUCIA SIMÃO SALEM OF CODÓ, MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Sthefany de Almada Fortesvec.pdfTCC de Graduação23,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.