Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5749
Título: RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Título(s) alternativo(s): GENDER RELATIONS IN SCHOOL: A PRACTICE INVESTIGATION TEACHER
Autor(es): SILVA, Joelson Brito da
Palavras-chave: Gênero;
Educação Sexual;
Cotidiano Escolar;
Prática Docente
Gender;
Sex Education;
School Daily Life;
Teaching Practice
Data do documento: 13-Abr-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo foi realizado na abordagem quanti e qualitativa tendo como objetivo analisar a importância e as contribuições na prática docente sobre o estudo de gênero. Participaram da pesquisa 05 professoras, atuantes no Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de ensino de Codó-MA, durante os anos de 2020 e 2021 no período da pandemia. Assim, a pesquisa foi feita remotamente, utilizando os instrumentos de pesquisa: diário de pesquisa e questionário do Google Forms contendo 10 (dez) perguntas abertas e fechadas, que foram compartilhadas online, enviadas por links, no e-mail e pelo WhatsApp dos participantes que aceitaram fazer parte da pesquisa. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Louro (1997) Scott (1995) Faleiros (2007) Freire (2009) Paiva (2021) entre outros. Em relação aos resultados do estudo, podemos ressaltar que os aprendizados e conhecimentos construídos a partir do desenvolvimento do presente trabalho é a importância de saber respeitar e entender que, todos são iguais no social, e que discriminação é crime, além refletir sobre que ainda existe nos tempos atuais pessoas que ainda não entendem o significado de Diversidade de Gênero, e por isso, ainda existe muita violência, preconceito e perseguição com pessoas diferentes que não seguem um padrão social determinado pela sociedade. Além do mais as contribuições do estudo podem ser levadas à escola são a exploração da diversidade para todos, falar no desenvolvimento do respeito as diferenças desde cedo, esclarecer conceitos de gênero e abrir rodas de conversas na sala de aula, ações que abrem espaço para um bom convívio entre as diferenças.
Descrição: The present study was carried out in a quantitative and qualitative approach, aiming to analyze the importance and contributions in teaching practice on the study of gender. 05 teachers participated in the research, working in Elementary School II of a public school in Codó-MA, during the years 2020 and 2021 during the pandemic period. Thus, the research was carried out remotely, using the research instruments: research diary and Google Forms questionnaire containing 10 (ten) open and closed questions, which were shared online, sent by links, in the participants' email and WhatsApp. who agreed to take part in the research. The main authors that supported the work were: Louro (1997) Scott (1995) Faleiros (2007) Freire (2009) Paiva (2021) among others. Regarding the results of the study, we can emphasize that the learning and knowledge built from the development of this work is the importance of knowing how to respect and understand that everyone is equal in society, and that discrimination is a crime, in addition to reflecting on what still exists. in current times people who still do not understand the meaning of Gender Diversity, and therefore, there is still a lot of violence, prejudice and persecution with different people who do not follow a social pattern determined by society. In addition, the contributions of the study can be taken to school is the exploration of diversity for everyone, talking about the development of respect for differences from an early age, clarifying gender concepts and opening conversations in the classroom, opens space for a good coexistence between the differences.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5749
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joelson Brito da Silvavec.pdfTCC de Graduação13,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.