Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5750
Título: TDAH NO ÂMBITO ESCOLAR: desafios do trabalho docente no CMEI Sagrado Coração De Jesus Em Codó - MA
Título(s) alternativo(s): TDAH AT SCHOOL: Challenges of teaching work at CMEI Sagrado Coração de Jesus in Codó - MA
Autor(es): ALMEIDA, Jordânia Graziele Dos Reis
Palavras-chave: TDAH;
Educação Infantil;
Percepção Docente
ADHD;
Early Childhood Education;
Teacher Perception
Data do documento: 18-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um conjunto de sinais, nas quais são associados com a desatenção, hiperatividade e impulsividade, normalmente, os principais sintomas surgem nos anos iniciais da fase escolar. Esse artigo tem como objetivo geral analisar quais as principais dificuldades apresentadas no trabalho dos professores em relação aos alunos com TDAH e para um maior detalhamento sobre a temática foi proposto os seguintes objetivos específicos: identificar as características de um aluno com TDAH da escola campo de pesquisa, qual o papel do professor como mediador da aprendizagem em crianças com TDAH, e apresentar estratégias direcionadas as práticas pedagógicas. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada a partir das observações e levantamentos de dados em formado de questionário realizado no campo de Estágio em Educação Infantil, no CMEI Sagrado Coração de Jesus, Codó-MA. Realizaram-se pesquisas em acervos digitais sendo os principais autores: Cardoso (2009), Costa (2020) e ABDA (2017). Os resultados alcançados mostram uma necessidade de formações continuada voltados aos professores da rede municipal de ensino a cerca do enunciado, visto que os mesmos apresentaram dificuldades em trabalhar em sala de aula com alunos com TDAH, em razão disso, prejudica o processo de ensino aprendizagem dos alunos, visto que há uma necessidade de um atendimento específico para os alunos com o TDAH.
Descrição: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by a set of signs, which are associated with inattention, hyperactivity and impulsivity, usually, the main symptoms appear in the early school years. This article has the general objective of analyzing the main difficulties that teachers face when working with students with ADHD, and the following specific objectives were proposed for further detailing this theme: to identify the characteristics of a student with ADHD at the school where the research was carried out, what is the role of the teacher as a learning mediator for children with ADHD, and to present strategies directed to pedagogical practices. A qualitative approach was used, the research was conducted from observations and data collection in the form of a questionnaire conducted in the field of Internship in Early Childhood Education, at CMEI Sagrado Coração de Jesus, Codó-MA. Research was conducted in digital collections and the main authors were: Cardoso (2009), Costa (2020) and ABDA (2017). The results achieved show a need for continued training directed at teachers of the municipal network of education about the statement, since they presented difficulties in working in the classroom with students with ADHD, because of this, it impairs the teaching-learning process of students, since there is a need for specific care for students with ADHD.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5750
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jordânia Graziele dos Reis Almeida Sousavec.pdfTCC de Graduação9,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.