Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5751
Título: JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CODÓ/MA
Título(s) alternativo(s): PEDAGOGICAL GAMES: AN ANALYSIS OF THE LITERACY PROCESS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL IN CODÓ/MA
Autor(es): FERREIRA, Joseline Silva
Palavras-chave: Jogos Pedagógicos;
Anos Iniciais;
Alfabetização;
Ludicidade
Pedagogical Games;
Initial Years;
Literacy;
playfulness
Data do documento: 24-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: O estudo realiza uma reflexão sobre a contribuição dos jogos no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental em Codó/MA, contemplando não só o conhecimento didático, como também os momentos agradáveis de socialização do saber. Desse modo, questionamos em que medida, a utilização de jogos pedagógicos contribui para a aprendizagem da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Codó/MA? Assim, nosso objetivo é analisar a importância dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Codó/MA. Entre os específicos dispomos: Descrever a relevância da atividade lúdica, numa perspectiva histórica; Verificar as principais atribuições do lúdico para a aprendizagem da criança na Educação Básica; Reconhecer os jogos como forma de estimular a interação entre as crianças e os adultos. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, tendo como fio condutor os documentos legais e o que afirmam os principais autoras/es, como Antunes (2005; 2006), Kishimoto (2003; 2007) e Rizzi e Haldt (2007) entre outros, estabelecendo uma abordagem de caráter descritiva analítica. A título de proposição, elaboramos uma sequência didática, em que os jogos podem ser trabalhados. De modo geral, confirmamos que a uso da ludicidade como prática didática promove avanços positivos para aprendizagem de forma eficaz e prazerosa. Portanto, é preciso respeitar o percurso escolar da/o educando/a e suas especificidades, haja vista que, o ambiente formador e os objetos utilizados contribuem para estimular a criança a socializar-se. Dentre eles, podemos incluir as brincadeiras e/ou jogos.
Descrição: The study reflects on the contribution of games in the literacy process in the early years of elementary school in Codó/MA, contemplating not only didactic knowledge, but also pleasant moments of socialization of knowledge. Thus, we question to what extent the use of pedagogical games contributes to the child's learning in the early years of Elementary School in the city of Codó/MA? Thus, our objective is to analyze the importance of pedagogical games in the literacy process in the early years of Elementary School in the city of Codó/MA. Among the specifics we have: Describe the relevance of the recreational activity, in a historical perspective; To verify the main attributions of the ludic for the child's learning in Basic Education; Recognize games as a way to stimulate interaction between children and adults. The research is bibliographic and documentary, having as a guide the legal documents and what the main authors say, such as Antunes (2005; 2006), Kishimoto (2003; 2007) and Rizzi and Haldt (2007) among others, establishing an analytical descriptive approach. As a proposition, we elaborated a didactic sequence, in which the games can be worked. In general, we confirm that the use of playfulness as a didactic practice promotes positive advances for learning in an effective and pleasant way. Therefore, it is necessary to respect the student's school career and its specificities, given that the training environment and the objects used contribute to encouraging the child to socialize. Among them, we can include games and/or games.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5751
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joseline Silva Ferreiravec.pdfTCC de Graduação13,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.