Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5752
Título: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CODÓ-MA
Título(s) alternativo(s): SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE IN RESOURCE ROOMS MULTIFUNCTIONALS AT THE PESTALOZZI ASSOCIATION OF CODO-MA
Autor(es): HOLANDA, Juliana de Sena
Palavras-chave: Educação Inclusiva;
Salas de Recurso Multifuncional;
Práticas Docentes
Inclusive Education;
Multifunctional Resource Rooms;
Teaching Practices
Data do documento: 8-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: As Salas de Recursos Multifuncionais caracterizam como um espaço que tem como objetivo complementar ou suplementar no período inverso da escolarização as necessidades educacionais do aluno, através de recursos pedagógicos que garantam a acessibilidade possibilitando maiores habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras, comunicacionais dentre outras habilidades. Desse modo essa pesquisa tem como objetivo geral conhecer as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da Associação Pestalozzi com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Codó Maranhão. Além disso, pretende verificar como funciona as salas de Recursos multifuncionais com o Atendimento Educacional Especializado da Associação Pestalozzi de Codó? Quais as atividades desenvolvidas neste espaço na perspectiva do professor do AEE nas aulas presenciais e no ensino remoto durante anos de 2019 e 2021? Quais as concepções desses professores em relação a importância do AEE para a aprendizagem dos alunos? Desta forma a pesquisa é de cunho qualitativa, por meio da pesquisa de campo possuindo como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista. Os autores usados ao longo da pesquisa foram Duarte (2004) Freire (2008); Gil (2008); Gerhardt e Silvera (2009) entre outros. Os principais Documentos que fundamentaram sobre a Educação Constituição Federal (1988); Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (1990); Declaração de Salamanca (1994); Lei de Diretrizes e Bases(1996) entre outros. Sendo assim,os autores e documentos usados nessa pesquisa de monografia salientam a importância da inclusão e do espaço das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de aprendizagem. Desse modo baseado nas informações coletadas ao longo da pesquisa comprova-se a relevância quanto ao trabalho dos professores das salas de AEE e o uso deste espaço aos alunos da Escola Lalá Ramos de Codó.
Descrição: The Educational Resource Rooms are characterized as a space that aims to complement or complement the student in the period of educational learning, through pedagogical resources that guarantee accessibility, enabling greater skills, psychomotor, communication among other skills. Thus, this research has the general objective of knowing the Multifunctional Resource Rooms (SRM) of the Pestalozzi Association with the Specialized Educational Assistance (AEE), in Codó Maranhão, also the specific objectives that correspond to, how do the multifunctional Resource Rooms work with the Specialized Educational Service of the Pestalozzi Association of Codó? How do these rooms work? during the activities developed nested in the perspective of the AEE teacher in face-to-face classes and in the 2019 and 2021 space? What are the teachers' conceptions regarding the importance of ESA for student learning? In this way, the research is of qualitative learning, through field research as a research instrument an interview script., in addition to tutoring classes where some students had some learning difficulties during their teaching practices. The authors used throughout the research were Duarte (2004) Freire (2008); Gil (2008); Gerhardt and Silvera (2009) Lakatos (2003); among others. The main documents that based on Education the Federal Constitution (1988); World Declaration on Education for All (1990); Salamanca Declaration (1994); Law of Guidelines and Bases (1996) among others. Therefore, the authors and documents used in this monograph research emphasize the importance of the inclusion and space of Multifunctional Resource Rooms in the learning process. In this way, based on the information collected during the research, the relevance of the work of the teachers in the AEE rooms and the use of this space by the students of Escola Lalá Ramos de Codó is proven.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5752
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana de Sena Holandavec.pdfTCC de Graduação16,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.