Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MUNIZ, Késsya Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T14:19:53Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04T14:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5753 | - |
dc.description | Literary literacy is a very relevant method within basic education and, added to school practice in the early years, it is much more significant and, in a way, even essential for the academic development of these children. Bearing this in mind, the main objective of this article is to investigate how the school carries out and adapts literary education within its kindergarten classrooms, in addition, it sought to know which works are worked on in early childhood education and, finally, to question the importance of literary literacy in the formation of these students. Therefore, the problem that guided the research was how the contact with reading and literature has contributed to the formation of the reader and children's literary literacy. The study was carried out according to a qualitative approach, using passive observation as a technique during field research. The research took place in a private school in the city of Codó in Maranhão and December 9, 2021, when the children's classes ended. Through the research it was possible to observe that the school still needs ways to develop the students' literary literacy. The work has as theoretical foundation authors (as) such as Rildo Cosson, Magda Soares, Angela Kleiman, who approach literacy in their works and also contains in its pages the necessary document when it comes to education and children, the National Common Curricular Base. lasted almost a month, starting on November 10, 2021, and ending on December 9, 2021, when the children's classes ended. Through the research it was possible to observe that the school still needs ways to develop the students' literary literacy. The work has as theoretical foundation authors (as) such as Rildo Cosson, Magda Soares, Angela Kleiman, who approach literacy in their works and also contains in its pages the necessary document when it comes to education and children, the National Common Curricular Base. | pt_BR |
dc.description.abstract | O letramento literário é um método bastante relevante dentro da educação básica e, adicionado na prática escolar logo nos anos iniciais é muito mais significativo e, de certa forma, até essencial para o desenvolvimento acadêmico dessas crianças. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como objetivo principal investigar como a escola realiza e adapta a educação literária dentro das suas salas de educação infantil, além do mais buscou-se conhecer quais as obras que são trabalhadas na educação infantil e por fim questionar a importância do letramento literário na formação desses alunos. Sendo assim, a problemática que orientou a pesquisa foi a de: como o contato com a leitura e literatura tem colaborado para a formação do leitor e do letramento literário infantil? O estudo deste trabalho foi realizado de acordo com a abordagem qualitativa, usando como técnica a observação participativa durante uma pesquisa de campo. A pesquisa aconteceu em uma escola privada da cidade de Codó no Maranhão e teve a duração de quase um mês, tendo início no dia 10 de novembro de 2021 e encerrando em 9 de dezembro de 2021, quando as aulas das crianças acabaram, infelizmente na escola pesquisada a leitura é quase escassa e só é realizada em períodos escolares específicos. Por meio da pesquisa foi possível observar que a escola ainda necessita de formas de desenvolver o letramento literário dos alunos. O trabalho tem como fundamentação teórica autores (as) como Rildo Cosson, Magda Soares e Angela Kleiman, que abordam o letramento nas suas obras e, também contém nas suas páginas o documento necessário quando se diz respeito a educação de crianças, a Base Nacional Comum Curricular. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Letramento; | pt_BR |
dc.subject | Leitura; | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literacy; | pt_BR |
dc.subject | Reading; | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.title | LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATOS DE PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.title.alternative | LITERARY LITERACY: REPORTS OF READING PRACTICES LITERARY IN CHILD EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kessya Fernandes Munizvec.pdf | TCC de Graduação | 8,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.