Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Larissa Lima-
dc.date.accessioned2022-11-04T14:27:33Z-
dc.date.available2022-11-04T14:27:33Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5754-
dc.descriptionChildren's literature can be a facilitating element in the promotion of inclusion by promoting the identification with the physical, social and emotional problems of the characters; thus, sensitized and involved by the context of the story, the reader can be instigated to reflection and a possible natural breaking of prejudices. The research has the general objective of analyzing how the literary reading work happens with children who need a specialized educational service, and the specific objectives are to reflect on the importance of literary reading in the formation of the child reader; to verify the conception of the school teachers in relation to literary practices; to identify methodological strategies to work literature with children who need a differentiated service. The approach has a qualitative nature, and its theoretical basis was based on authors such as Azevedo (2017), Silva (2015), Soares (2016) and Peruzzo (2011), among others. The field research occurred during the Supervised Internship in Early Childhood Education in the Municipal Center for Early Childhood Education Sagrado Coração de Jesus of Codó, Maranhão. The instruments used to obtain data were observations and the application of a questionnaire with open and closed questions to the teachers of the school. The research found that the school teachers adopt playful methodological practices in an attempt to include the children targeted by the research. Throughout the classroom observation during the literary reading routine, which happened only once a week, it could be noticed that reading catches the attention of these students.pt_BR
dc.description.abstractA literatura infantil pode ser um elemento facilitador na promoção da inclusão ao promover a identificação com os problemas físicos, sociais e emocionais dos personagens., assim sensibilizado e envolvido pelo contexto da história, o leitor pode ser instigado à reflexão e numa possível quebra natural de preconceitos. Neste sentido, A pesquisa tem como objetivo geral analisar como acontece o trabalho da leitura literária com crianças que necessitam de um atendimento educacional especializado, sendo os objetivos específicos discutir sobre a importância da leitura literária na formação do leitor criança; verificar a concepção dos docentes da escola em relação às práticas literárias; identificar estratégias metodológicas de se trabalhar a literatura com crianças que precisam de um atendimento diferenciado. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativa, dada a natureza exploratória descritiva, teve como fundamentação teórica, autores como: Azevedo (2017), Silva (2015), Soares (2016) e Peruzzo (2011) entre outros. A pesquisa de campo ocorreu durante a realização do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus de Codó, Maranhão. Para obtenção de dados foi utilizado como instrumentos observações e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos docentes da escola. A pesquisa constatou que as professoras da escola adotam práticas metodológicas lúdicas na tentativa de incluir as crianças público-alvo da educação especial. Ao longo da observação em sala de aula durante a rotina da leitura literária, que acontecia uma vez por semana, pode-se perceber que a leitura chama a atenção dos alunos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeitura literária;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiterary Reading;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA INCLUSÃO ESCOLAR: Reflexões a perspectiva de docentes do CMEI Sagrado Coração de Jesus, Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeTHE IMPORTANCE OF CHILDREN'S LITERATURE IN SCHOOL INCLUSION: Reflections from the perspective of teachers at CMEI Sagrado Coração de Jesus, Codo-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Lima Sousavec.pdfTCC de Graduação11,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.