Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5756
Título: O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: análise bibliográfica das religiões de matrizes africanas nos bancos escolares
Título(s) alternativo(s): RELIGIOUS EDUCATION IN BRAZIL: bibliographic analysis of matrix religions Africans on school benches
Autor(es): ARAÚJO, Luiza Giovanna Cardoso
Palavras-chave: Educação;
religião;
cultura
Education;
religion;
culture
Data do documento: 2022
Editor: UFMA
Resumo: O trabalho busca perpassar sobre as questões acerca das religiões de matrizes africana, dando ênfase às religiões cultuadas e aos estereótipos que inferiorizam tais culturas. Objetiva-se com essa pesquisa mostrar que assim como as outras religiões, as de matrizes africanas ou suas vertentes são importantes e estão em nosso meio, além de ressaltar que o preconceito existente no nosso país e sofrido pelos adeptos dessas religiões, está relacionado com a falta de conhecimento sobre o mesmo. O trabalho encontra-se paltado a dois mecanismos de metodologia a priori, uma pesquisa bibliográfica de maneira explorativa, acerca do ensino religioso no Brasil, e a forma que a religião matriz africana é representada no ambiente escolar. Considera-se que a educação e a escola sempre serão fundamentais na vida do ser humano, pois ela nos habilita a adquirir conhecimento, constrói identidade, a sala de aula sempre será dada como local de aprendizado e professor é peça fundamental para transmitir o conhecimento para que nossa realidade seja mudada.
Descrição: The work seeks to pervade issues about African-based religions, emphasizing worshiped religions and stereotypes that undermine such cultures. The objective of this research is to show that, like other religions, those of African origins or their strands are important and are in our midst, in addition to emphasizing that the prejudice that exists in our country and suffered by adherents of these religions is related to lack of knowledge about it. The work is based on two mechanisms of a priori methodology, a bibliographical research in an exploratory way, about religious education in Brazil, and the way that the African matrix religion is represented in the school environment. It is considered that education and school will always be fundamental in human life, as it enables us to acquire knowledge, builds identity, the classroom will always be given as a place of learning and the teacher is a fundamental part to transmit knowledge to may our reality be changed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5756
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Giovanna Cardoso Araújovec.pdfTCC de Graduação13,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.