Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5757
Título: AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR(A) E ALUNO(A): reflexões a partir da vivência profissional na escola Thomas More de Timbiras, MA
Título(s) alternativo(s): AFFECTIVITY IN THE TEACHER AND STUDENT RELATIONSHIP: reflections from the professional experience at the Thomas More school in Timbiras, MA
Autor(es): LIMA, Maria Bianca Silva de
Palavras-chave: Afetividade;
Relação professor-aluno;
Timbiras
Affectivity;
Teacher-student relationship;
Timbiras
Data do documento: 22-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A afetividade possui um papel fundamental em todas as relações. No que tange ao ambiente escolar é imprescindível na relação professor(a) e aluno(a), cooperando para o processo de ensino-aprendizagem da criança, pois junto com a família o educador é responsável pelo crescimento e desenvolvimento integral das crianças. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar como acontece a relação professor(a) – aluno(a) na escola Thomas More de Timbiras-MA. Ademais, pretende-se apresentar a afetividade no ambiente educacional e abordar sobre a importância da afetividade na relação professor(a) e aluno(a). A pesquisa de abordagem qualitativa, ocorreu através de um levantamento bibliográfico, que se baseou nos autores: Arantes (2002), Brandão (2017), Cordeiro (2016), Ferreira (2015), Gomes (2018), Morais (2016), Sarnoski (2014), Perrenoud (2018) além dos documentos normativos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN’S) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pesquisa de campo na escola Thomas More de Timbiras – MA utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário aos professores(as) da escola. Mediante a coleta de dados, foi possível observar que os(as) professores(as) consideram a afetividade como um fator importante na relação professor(a) e aluno(a) e que o diálogo é um meio para que haja essa relação.
Descrição: Affectivity plays a fundamental role in all relationships. With regard to the school environment, it is essential in the teacher and student relationship, cooperating for the child's teaching-learning process, because together with the family, the educator is responsible for the integral growth and development of children. In this sense, the present research has as general objective to identify how the teacher-student relationship happens at the Thomas More school in Timbiras-MA. Furthermore, it is intended to present affectivity in the educational environment and address the importance of affectivity in the teacher and student relationship. The qualitative approach research took place through a bibliographic survey, which was based on the authors: Arantes (2002), Brandão (2017), Cordeiro (2016), Ferreira (2015), Gomes (2018), Morais (2016), Sarnoski (2014), Perrenoud (2018) in addition to the normative documents, the National Curricular Common Base (BNCC), National Curricular Parameters (PCN'S) and the Education Guidelines and Bases Law (LDB) and field research at the Thomas More school in Timbiras – MA using as a data collection instrument the application of a questionnaire to the school teachers. Through data collection, it was possible to observe that teachers consider affectivity as an important factor in the teacher and student relationship and that dialogue is a means for this relationship to exist.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5757
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Bianca Silva de Limavec.pdfTCC de Graduação9,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.