Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5758
Título: | EDUCAÇÃO BILÍNGUE INCLUSIVA: reflexões sobre inclusão escolar de alunas surdas em uma escola municipal na cidade de Codó - MA |
Título(s) alternativo(s): | INCLUSIVE BILINGUAL EDUCATION: reflections on school inclusion of female students deaf in a municipal school in the city of Codó - MA |
Autor(es): | RAMOS, Maria das Neves Alves |
Palavras-chave: | Aluno surdo; Inclusão Escolar; Libras Deaf student; School inclusion; Pounds |
Data do documento: | 16-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A educação de surdos no Brasil tem ganhado uma maior visibilidade no campo das políticas, das leis e da pesquisa, tais corroborações impulsionaram o reconhecimento e oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras em 2002 como a língua oficial da comunidade surda. Com isso, os surdos passaram a ter garantia de direito a uma educação de qualidade e igualdade aos demais, em uma perspectiva inclusiva, preferencialmente na rede regular de ensino. Entretanto, ao observar, a realidade ainda não condiz com as prerrogativas legislativas, resultando em obstáculos na educação desses indivíduos. Sendo assim, esse trabalho buscou responder a seguinte questão: considerando o contexto de uma turma da segunda etapa do ensino fundamental de uma escola comum da rede regular de ensino, como acontece a inclusão do aluno surdo em um ambiente onde praticamente todos (professores e alunos) são ouvintes, e somente a intérprete possui fluência em Libras? Partindo disso, esta pesquisa objetivou analisar como ocorre a inclusão escolar do aluno surdo em uma turma da segunda etapa do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Codó – MA. Buscou-se ainda, descrever sobre o percurso histórico da educação dos surdos, entender como deve suceder a inclusão dos surdos na educação por meio da legislação e refletir a partir da voz de professores e alunas surdas sobre inclusão para aluno surdo na escola regular. Para o desenvolvimento desse trabalho, o método empregado foi de cunho qualitativo. Houve a fundamentação teórica, fundamentada em autores que retratam o percurso da história da educação dos surdos como: Lacerda (1998) e Mori e Sander (2015), outrossim em autores que abordam acerca da Língua de Sinais e Libras como: Góes (2012) e Dorziat (2009), e sobre o bilinguismo para surdos utilizou-se ainda Quadros (1997). Além dos autores, utilizou-se a Lei n° 10.436/2002 e o decreto n° 5.626/2005. Dessa forma, os autores e as leis supracitadas abordam de forma precisa a educação de surdos, sendo por meio do bilinguismo para surdos que de fato esses indivíduos estarão inclusos na escola e no processo de aprendizagem. Além desse recorte bibliográfico, houve também uma pesquisa de campo realizada em uma turma regular de ensino, na escola Cívico-Militar Liceu Codoense Nagib Buzar. Como técnicas e instrumentos para obtenção de dados foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários com os professores e entrevista semiestruturada com duas alunas surdas. Desse modo, observou-se que as alunas surdas são bem recebidas na escola, tanto pelos alunos quanto pelos professores. Todavia, em relação a aprendizagem, a interação com os demais alunos, e principalmente com os professores, existem dificuldades a serem superadas. |
Descrição: | Deaf education in Brazil has gained greater visibility in the field of policies, laws and research, such corroborations boosted the recognition and officialization of the Brazilian Sign Language - Libras in 2002 as the official language of the deaf community. As a result, deaf people are now guaranteed the right to quality education and equality for others, in an inclusive perspective, preferably in the regular school system. However, when observing, the reality still does not match the legislative prerogatives, resulting in obstacles in the education of these individuals. Therefore, this work sought to answer the following question: considering the context of a class of the second stage of elementary education in a regular school of the regular education network, how does the inclusion of the deaf student in an environment where practically everyone (teachers and students) happen? Are listeners, and only the interpreter is fluent in Libras? Based on this, this research aimed to analyze how the school inclusion of the deaf student occurs in a class of the second stage of elementary education in a municipal school in the city of Codó - MA. It was also sought to describe the historical course of the education of the deaf, to understand how the inclusion of the deaf in education through legislation should happen and to reflect from the voice of deaf teachers and students on inclusion for deaf students in regular schools. For the development of this work, the method used was of a qualitative nature. There was a theoretical foundation, based on authors who portray the history of the education of the deaf, such as: Lacerda (1998) and Mori and Sander (2015), as well as on authors who approach Sign Language and Libras such as: Góes (2012) and Dorziat (2009), and on bilingualism for the deaf, Quadros (1997) was also used. In addition to the authors, Law No. 10,436/2002 and Decree No. 5,626/2005 were used. In this way, the authors and the aforementioned laws precisely address the education of the deaf, and it is through bilingualism for the deaf that these individuals will in fact be included in the school and in the learning process. In addition to this bibliographic clipping, there was also a field research carried out in a regular teaching class, at the Cívico-Military School Liceu Codoense Nagib Buzar. As techniques and instruments for obtaining data, observations were carried out in the classroom, application of questionnaires with teachers and semi-structured interviews with two deaf students. Thus, it was observed that deaf students are well received at school, both by students and teachers. However, in relation to learning, interaction with other students, and especially with teachers, there are difficulties to be overcome. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5758 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria das Neves Alves Ramosvec.pdf | TCC de Graduação | 20,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.