Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5760
Título: Música na Educação Infantil: A construção de uma proposta para o ensino – aprendizagem de crianças pequenas em Timbiras/MA
Título(s) alternativo(s): Music in Early Childhood Education: The construction of a proposal for the teaching - learning of young children in Timbiras/MA
Autor(es): TORRES, Maria Suzane da Silva
Palavras-chave: Educação musical;
Aprendizagem da criança;
Prática pedagógica;
Estágio Supervisionado;
Educação Infantil
Music education;
Child learning;
Pedagogical practice;
Supervised internship;
Child education
Data do documento: 24-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A música é uma linguagem artística que faz parte da cultura sempre está presente na sociedade proporcionando diversos benefícios. Ela juntamente com outros objetos musicais e pedagógicos, auxilia no desenvolvimento integral da criança. No ramo educacional a música se tornou um meio facilitador da aprendizagem, ela somente consegue atingir diversas áreas do conhecimento. Pode ser um poderoso recurso para o professor de educação infantil, auxiliando suas práticas pedagógicas, torna as aulas muito mais dinâmicas e atrativas. Os pais também têm um importante papel nesse processo de aprendizagem e descoberta, onde poderão está utilizando a música para estimular as crianças em seus afazeres. Os recursos pedagógicos para quem almeja trabalhar com conteúdos musicais com as crianças são inúmeros e bem atrativos, criativos e de pouco gasto, até o próprio professor pode está confeccionando. A pesquisa tem como questão sabe qual a importância de se ultilizar a música como recurso pedagógico para o desenvolvimento da criança? O presente estudo foi pensado como possibilidade de compreender o potencial educativo que gira em torno deste instrumento de ensino, tendo como objetivo analisar de que forma os professores do Centro de Ensino Infantil Irmã Mathilde da Cidade de Timbiras Maranhão trabalham com a música na sala de aula e quais as contribuições deste método de ensino para o desenvolvimento educacional das crianças. Os objetivos específicos, compreender os benefícios de se trabalhar com a música em sala de aula. Relatar as contribuições do trabalho da música a partir das concepções das crianças. Verificar se a escola tem algum projeto sobre música. Identificar na rotina dos professores o trabalho com a música. Dessa forma foi feito um estudo bibliográfico e de campo e alguns relatos que o estágio no ensino fundamental proporcionou, o qual constatou a importância e a necessidade de se trabalhar a música com as crianças, foi averiguado sobre o projeto musical da escola que tem por nome A bandinha do ABC. Todas as professoras entrevistadas constataram a eficaz e a potencialidade da música para uso educativo de valores e atitudes, também sobre os seus anseios de se ter uma disciplina voltada para essa área de ensino.
Descrição: Music is an artistic language that is part of culture and is always present in society providing several benefits. It, along with other musical and pedagogical objects, helps in the integral development of the child. In the educational field, music has become a means of facilitating learning, it can only reach several areas of knowledge. It can be a powerful resource for the early childhood teacher, helping their pedagogical practices, making classes much more dynamic and attractive. Parents also play an important role in this process of learning and discovery, where they can use music to stimulate children in their tasks. The pedagogical resources for those who want to work with musical content with children are numerous and very attractive, creative and inexpensive, even the teacher himself can be making them. The research has the question do you know the importance of using music as a pedagogical resource for the development of the child? The present study was conceived as a possibility to understand the educational potential that revolves around this teaching instrument, with the objective of analyzing how teachers from the Irmã Mathilde Child Education Center in the City of Timbiras Maranhão work with music in the classroom. and what are the contributions of this teaching method to the educational development of children. The specific objectives, understand the benefits of working with music in the classroom. Report the contributions of music work from the children's conceptions. Check if the school has any music projects. Identify the work with music in the teachers' routine. In this way, a bibliographic and field study was carried out and some reports that the internship in elementary school provided, which verified the importance and the need to work with music with children, were investigated about the musical project of the school that is named The ABC banner. All the teachers interviewed found the effectiveness and potential of music for the educational use of values and attitudes, as well as their aspirations to have a discipline focused on this teaching area
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5760
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Suzane da Silva Torresvec.pdfTCC de Graduação18,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.